Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

GRAACC e Turma do Bem se unem para realizar a Virada da Virada, que promete mudar a percepção do voluntariado no Brasil


 Evento acontecerá nos dias 23 e 24, em São Paulo


No final de novembro a Fundação Bienal de São Paulo será palco de um acontecimento histórico: a primeira edição da Virada da Virada. Promovido pela união de duas das mais importantes redes de voluntariado do Brasil, o GRAACC e a Turma do Bem, o evento vai discutir temas e causas sensíveis na atualidade e promete reforçar a importância do voluntariado por meio de uma programação intensa formada por palestras, exposições, feira com mais de 80 ONGs de todo o Brasil, comidas feitas por imigrantes e refugiados, intervenções musicais, entre outras atividades. Toda renda gerada com as vendas de ingressos do evento será revertida manutenção dos atendimentos das duas instituições.


PROGRAMAÇÃO

A Virada da Virada trará quatro Hubs simultaneamente, todos intitulados com a letra “V”.  No Hub Verdade , direitos humanos e justiça estarão em foco. Haverá painéis sobre Diversidade e Inclusão com representantes da Rede Mulher Empreendedora, Transempregos e CKZ Diversidade, além de debates sobre inclusão, com a Fundação Dorina Nowill para cegos e o Instituto Rodrigo Mendes. Outros temas em destaque no Hub serão migrantes, armamento, religião, ativismo e relacionamento entre Estado e sociedade com especialistas nos assuntos.

Para falar de inspiração e propósito, o Hub Vontade terá as presenças de Felipe Morozini (mobilidade urbana), Daniele da Mata (ativismo negro), Regina Nogueira (“você é uma marca) e o Instituto Socioambiental e Projeto Tamar (meio ambiente).

No Hub Vida, acontecerão quatro painéis relacionados à saúde, bem-estar e equilíbrio, com os temas “Ciências, saúde e sociedade: o que todas essas palavras juntas significam?”, “HIV / AIDS”, “Apneia” e “Saúde e estética”.

Para as pessoas ligadas às tendências de recursos humanos, o Hub Vocação trará debates sobre mudança de carreira, empreendedorismo social, longevidade e propósito com palestrantes como a ex-modelo e médica Ana Claudia Michels, o jornalista Leão Serva, o empreendedor João Paulo Pacífico e o consultor Celso Grecco. O Hub também terá a presença de Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem, com o tema “Loucura é não fazer nada” e de Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, que vai abordar “Captação de Recursos no Terceiro Setor”.



VIRADA DA VIRADA – PARTE GRATUìTA

O participante da Virada da Virada poderá também ver exposições emocionantes que contam a história das duas maiores organizações sociais do país. O GRAACC apresenta a luta de crianças e adolescentes que venceram o câncer através de ilustrações e textos emocionantes. Em ambientes lúdicos, os visitantes conhecerão histórias de superação de pequenos heróis. Já a Turma do Bem conta o programa Apolônias do Bem, que transforma a vida de mulheres vítimas de violência. Vinte participantes que perderam os dentes por causa de agressões foram retratadas por vinte fotógrafas, todas mulheres, antes e depois do tratamento odontológico. O resultado é tocante e mostra como um sorriso pode transformar uma vida. 


TRIAGEM TURMA DO BEM

Durante a Virada da Virada, a Turma do Bem (TdB) realizará a triagem gratuita para selecionar as crianças e jovens de baixa renda, estudantes de escola pública, com idades entre 11 e 17 anos que receberão tratamento odontológico gratuito. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade. Para participar é necessário fazer uma pré-inscrição antes de comparecer na triagem por meio desse link: abre.ai/triagemvirada


VOLUNTARIADO AMBEV VOA 

Além disso, na parte aberta ao público, sem necessidade de inscrição, acontecerá a feira de Voluntariado Ambev VOA. O espaço contará com a participação de 77 ONGs de todo o Brasil, com atuação em diferentes causas, como educação, esportes e cultura. No local, as ONGs estarão em estandes que contam um pouco da sua história e atuação, aproximando pessoas de instituições que buscam voluntários em diferentes áreas. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas organizações e o impacto delas na vida das pessoas atendidas, além de descobrirem oportunidades incríveis para doar seu tempo e talento em prol de uma boa causa e participar de debates relevantes sobre temas do terceiro setor. As ONGs participantes fazem parte do Programa Ambev VOA, um programa de capacitação em gestão da Cervejaria Ambev para ONGs, que é focado em mentoria de gestão, através do voluntariado de seus funcionários, e que busca melhorar o desempenho das organizações.


MOSTRA DE CINEMA

A mostra de "Cinema Virada da Virada" traz uma série de filmes com temática de impacto social para a Virada da Virada. Ao todo serão oito filmes com destaque para as estreias do Milú, de Raphael Erichsen e Tarso Araujo, que revela como Milú Villela,  uma mulher da alta sociedade paulistana, se reinventou para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia; e o Selvagem, do diretor Diego Costa, que conta a história de Sofia, jovem estudante que tem escola ocupada por amigos. A mostra tem entrada gratuita e curadoria feita pelo cineasta Raphael Erichsen. Além de assistir aos filmes o público poderá conversar com diretores e atores (programação abaixo).


RESTAURANTE MUNDO E ATIVAÇÕES

A Virada da Virada também vai promover a cultura mundial. África, América Latina e Oriente Médio serão representados pelas suas comidas no ”Restaurante do Mundo”  e manifestações culturais típicas. O Migraflix, organização fundada em 2015 que apoia imigrantes na construção de seu protagonismo no Brasil, é o parceiro do evento para esta ação. Os países participantes são: África do Sul, Colômbia, Haiti, Índia, México, Peru, República Democrática do Congo e Síria. Ao todo serão 14 chefes de nove países que prepararão pratos típicos e cheios de personalidade e história, além de dez artista que se revezarão para trazerem um pouco da cultura local para o evento por meio de apresentações e intervenções que acontecerão durante o dia todo.


www.viradadavirada.com.br .



Serviço:

Virada da Virada
Dias 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 20h
Venda: sympla.com.br/viradadavirada





Sobre o GRAACC e a Turma do Bem

O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos, criada em 1991, para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Para isso, mantém um complexo hospitalar próprio, que, em parceria técnico-científica com a UNIFESP, é referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil e atende mais de 4,2 mil pacientes ao ano. A Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Oferece atendimento odontológico gratuito para jovens de 11 a 18 anos de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados