Especialista em
gestão sustentável explica que a conscientização que surge de dentro pra fora é
muito mais forte. Os novos líderes devem adotar uma postura sustentável dentro
das empresas
Em tempos de crise climática ao redor do planeta, o
tema sustentabilidade entrou com força nas pautas jornalísticas no Brasil. É
natural que, com sucessivos acidentes ambientais de grande repercussão, recaia
sobre a iniciativa privada uma grande desconfiança acerca de sua forma de
trabalhar. De acordo com a palestrante e consultora em gestão sustentável
Roseli Capudi, as empresas precisam ter responsabilidade ao definir os métodos
que usam para obter lucros.
"As empresas precisam pensar em
sustentabilidade, não somente no que tange a assuntos ambientais. Elas precisam
trabalhar pensando no tripé da sustentabildade, que engloba questões
econômicas, sociais e ambientais. O engajamento sustentável, de reutilização,
deve partir dos líderes que regem estas empresas”, destaca a
especialista.
“Precisamos urgentemente transformar a economia
linear em economia circular, porque a população do planeta tende a triplicar em
10 anos. Temos pouco tempo para começar a mudar.” alerta Roseli Capudi.
Estudo da Brookings Institution mostra que a
classe média mundial terá cerca de 5,3 bilhões de pessoas até 2030. O Centro de
Resiliência de Estocolmo, na Suécia, afirma que a aceleração das economias de
consumo, que já tinha registrado um crescimento grande de externalidades
negativas, tende a crescer mais.
Na economia linear, nós produzimos, consumimos e
descartamos matéria. Já a economia circular prevê a reutilização dos recursos.
No modelo atual, registrou-se um aumento
exponencial de lucros e um crescimento econômico nunca antes visto na história.
Mas nesse ritmo, o risco de as reservas se esgotarem é gigante.
Neste contexto, Roseli Capudi explica que os
líderes das empresas têm um papel muito importante, sobretudo no que se refere
ao seu comportamento sustentável. “As novas lideranças têm o papel de
influenciar suas equipes no sentido sustentável, tomando decisões que as
impactam positivamente e que, sobretudo, tenham uma repercussão sobre os
consumidores também”, diz Roseli.
Segundo ela, a conscientização que surge de dentro
pra fora é muito mais forte e, por isso, os novos líderes precisam adotar uma
postura socioambiental dentro das empresas, de forma que reflita na
saudabilidade do negócio.
“A iniciativa privada pode ter um papel importante
na mudança deste cenário. E isso passa pelo comportamento dos novos líderes
dentro das empresas”, declara Roseli.
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