Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Diabetes não impede a prática de esportes


 - Hoje é o Dia Mundial do Diabetes
- Especialistas se unem em ação em SP para conscientizar sobre a doença

“Pacientes diabéticos podem e devem fazer exercícios físicos, pois a prática colabora para estimular importante proteína (GLUT-4), que carrega a glicose que está sobrando no sangue para dentro da célula. A pressão arterial, o peso e as taxas de colesterol ficam mais controlados, o que ajuda para a boa saúde do diabético”, comenta Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e coordenador de ação pelo Novembro Diabetes Azul, dia 24/11, das 11 às 14 horas, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. O evento terá palestras de especialistas sobre a doença e convite à caminhada.
Todo diabético precisa de cuidados específicos, alerta o médico. Quando o atleta é de alto rendimento, como um jogador de futebol profissional, por exemplo, toda a equipe que o acompanha precisa estar atenta aos sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia e, principalmente, aos métodos adequados para socorrer esse atleta.
Cardápio diferenciado e treinos dirigidos especialmente para o atleta devem ser seguidos. O monitoramento constante da glicose é fundamental e o conhecimento das necessidades do próprio organismo também é importante. “Esses atletas precisam se conhecer muito bem acima de tudo e entender como seu corpo e glicemia reagem ao estresse, ao exercício intenso, à competição e alimentação”, pontua Dr. Krakauer. 

Tontura, tremores, visão turva, fome, irritabilidade e suor excessivo são os sintomas mais comuns da hipoglicemia.
Para os atletas profissionais diabéticos, é fundamental que as monitorizações sejam feitas constantemente, antes, durante e depois das atividades, seja com caneta ou até sensores que medem a glicose continuadamente e podem eventualmente ser usados durante a partida ou competição. “Caso o atleta venha a ter alguma complicação como retinopatia, por exemplo, não se deve recomendar esforços intensos. Alterações cardiológicas derivadas do diabetes também merecem atenção”, alerta o médico.
É fundamental que qualquer atleta monitore a glicemia e conheça bem os medicamentos que utiliza, tenha controle sobre a alimentação e conheça o próprio corpo e como ele lida com desafios, estresse, tensão. Assim, será possível conviver com a doença e a prática de qualquer esporte.
Entre os temas de alerta na ação do dia 24/11 estão Prevalência, incidência e complicações, Mitos e Verdade sobre alimentação no Diabetes, Papel da Família, Apoio emocional para pessoas com Diabetes, A Criança e o Idoso com Diabetes e a Importância da atividade física. Estarão presentes os endocrinologistas Dr. Marcio Krakauer (referência em tecnologias aplicadas ao diabetes), a Dra. Érika Parente, e Dra. Adriana Moretti, além de atletas que têm diabetes. Haverá participação especial do ator e cantor Daniel Boaventura, que vai palestrar sobre saúde e bem estar nos dias de hoje. A ação será aberta ao público e o evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira do Diabetes.


Ações pelo Novembro Diabetes Azul
Quando: 24 de novembro de 2019
Horário: Das 11 às 14 horas
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
Atividade: palestras de conscientização, alongamento e convite à caminhada

Sobre a SBEM-SP
SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados