Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Diabetes aumenta risco de insuficiência renal


Número de diabéticos e de doenças associadas
vem crescendo no Brasil nos últimos anos

Quase meio bilhão de pessoas tem diabetes no mundo, dentre elas 13 milhões de brasileiros, o equivalente a 7,7% da população adulta do país. No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o número de diabéticos aumentou 40% no período de 2006 a 2018, elevando também a incidência de outras doenças associadas, entre elas a insuficiência renal.
 
De acordo com estudo publicado no Jornal Brasileiro de Nefrologia, os diabéticos têm entre 20% e 30% de probabilidade de desenvolver a nefropatia diabética, porém, um em cada dois portadores não sabe que tem a doença. “O diabetes mellitus é um dos principais fatores de risco para a doença renal crônica e muitas pessoas não sabem que têm o problema, portanto, não fazem o controle do nível de glicemia. Com isso, outros órgãos vão sendo prejudicados, inclusive com a perda progressiva da função renal, podendo levar à necessidade de terapia substitutiva, com diálise ou transplante”, afirma o médico nefrologista Bruno P. Biluca, da Fenix Alphaville.
O nefrologista diz que, por isso, é muito importante que as pessoas em geral realizem exames de sangue e urina anualmente, tanto para verificar os níveis de glicemia como para checar como anda a saúde dos rins. Quem apresenta fatores de risco, deve ficar ainda mais atento e realizar mais frequentemente os testes. “Uma característica tanto do diabetes como da doença renal crônica é que podem ser assintomáticas por um longo período, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento precoce, e isso, nos dois casos, é essencial”, afirma o especialista.
Biluca alerta ainda para a necessidade de adotar um estilo de vida saudável para prevenir as doenças renais e diabetes. “Isso significa ter uma alimentação equilibrada, com menos sal e açúcar, reduzindo ao máximo os produtos industrializados, fazer exercícios físicos regularmente, cuidar da qualidade do sono e lembrar de beber água ao longo do dia para manter o corpo hidratado. Ao mesmo tempo deve evitar os hábitos nocivos, como o fumo”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados