Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Consultor financeiro explica como manter o controle das despesas no período do Natal


 As compras de natal são inevitáveis, mesmo quando o assunto é crise econômica. O espirito natalino induz muitas pessoas a presentearem membros da família, do trabalho, os amigos e fazem com elas se esqueçam de um presente nada bom, aquele que chegará ao fim do mês, seja na fatura do cartão de crédito, seja na utilização de crédito nada barato, como cheque especial ou rotativo do cartão. Resultado: apesar da boa intenção de querer presentear pessoas queridas, as dívidas extrapolam e o orçamento pode pedir socorro já no primeiro mês do ano seguinte.

Segundo o consultor de finanças, Marcelo de Souza é preciso ponderar os gastos ao fazer compras. “Começar o próximo ano no vermelho é uma péssima pedida, ainda mais que o Brasil passa por momentos críticos e de transformação. As variações econômicas, a falta de oportunidade, desemprego em alta, dívidas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, juros altos, impostos, financiamentos, entre outros podem prejudicar ainda mais sua vida financeira. As compras de natal em exagero e sem planejamento podem ser uma roubada quando falamos em reajuste”, disse.

Para evitar uma futura dor de cabeça, o consultor passou algumas dicas que podem ser seguidas para não descontrolar o orçamento na hora de fazer as compras de Natal. “Se você realizar um bom planejamento, todos receberão presentes”, orienta.


Defina uma porcentagem do seu orçamento para as compras:

O primeiro passo é você saber o quanto de caixa tem disponível e quantas pessoas serão presenteadas. Não comprometa 100% do seu orçamento, separe uma porcentagem deste dinheiro para as contas fixas, aquelas que possuem juros altos e que não podem ser pagas depois da data de vencimento. Não dê presentes melhores para algumas pessoas e inferiores para outros, tente igualar preço e qualidade. Escolher o valor do presente de acordo com a importância da pessoa não é deselegante, pelo contrário, é possível demonstrar carinho por pessoas com presentes mais simples, indiferente do valor, o importante é que a data não passe em branco.

Na hora da compra, saía determinado e focado no presente que irá comprar. Faça uma lista contendo os nomes de cada pessoa, assim você evita gastos desnecessários e compras feitas por impulsos para pessoas que não estão em sua lista de natal.


Compras na véspera do dia 25:

Quem nunca saiu louco para comprar um presente para aquele parente ou amigo distante? Ou deixou para comprar todos os presentes um dia antes do Natal pensando que compraria tudo em promoção? O melhor é antecipar as compras, evitar a correria na véspera da data e fazer com que seu planejamento saia conforme imaginado. O dinheiro reservado para as compras não pode ser usado de forma inconsciente, lembre-se que existem outras prioridades e que a data é apenas uma forma de relembrar o espírito de união, amor e presentear pessoas queridas, por isso, não é preciso exagerar no presente. Quando você antecipa as compras o tempo para analisar os preços e os presentes são maiores, com isso você consegue se prevenir, não faz dívidas longas e ainda consegue manter o planejamento financeiro.


Troca de presentes também é uma boa escolha:

Quando o orçamento está pouco o melhor é recorrer a outras formas de presentear e de maneira com que todos saem ganhando. O amigo secreto, assim como é chamado, permite que várias pessoas se reúnam para presentear um ao outro. O gasto não precisa ser tão alto e todos da festa ganham presentes. A brincadeira vale para a família e amigos mais próximos.

As festas sociais, aquelas promovidas pela empresa também precisam entrar no seu orçamento. Muitas confraternizações acontecem no final do ano, você precisará priorizar as mais importantes e aquelas que cabem no seu orçamento. Estipule um valor conforme sua situação financeira, mesmo que na brincadeira o grupo de amigos tenha estipulado um valor, você pode achar um presente mais barato e que seu escolhido goste. 


Ceia natalina:

Principalmente as frutas da estação e as comidas típicas tendem a subir neste período do ano. Se for reunir a família para a ceia, faça com que todas contribuam levando algo para compor a mesa. Dividir tanto os afazeres quanto os gastos com a família é uma boa saída, você evita altos gastos e as responsabilidades. Compre antecipadamente os produtos não perecíveis, eles possuem maior duração e podem ser estocados. Assim você foge do estresse na ida ao supermercado nas vésperas do Natal e mantem seu planejamento.


Despesas futuras:

Elas não podem ser esquecidas jamais, tradicionalmente as despesas no começo do ano precisam estar no seu planejamento do mês anterior, isto é, em dezembro. As contas devem ser pagas logo no começo do ano, o ideal é já se programar para que essas despesas sejam quitadas no máximo na segunda semana de janeiro, assim você não precisará recorrer a linhas de credito, como empréstimos consignados ou ter que deixar para pagar tudo em fevereiro. Os altos juros podem prejudicar sua saúde financeira por longos meses no decorrer do ano, caso você não consiga manter o controle e arcar com os pagamentos nas datas previstas. O ideal é utilizar parte do 13º salário nas contas que irão vencer e despesas que podem surgir neste período e que não estão dentro do seu planejamento.





Marcelo Souza - Graduando em Administração pela Faculdade – ALFA (Faculdades Alves Faria) é Consultor empresarial, Administrador de Empresas, atuando no desenvolvimento de equipes e gestores em todo Brasil. Com especialização em desenvolvimento humano, como profissional de coaching. Certificações: Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching, Behavior Analyst. Formado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, certificado pelo GCC – Global Coaching Community; ECA – European Coaching Association; IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e ICI – International Association of Coaching Institutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados