Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Como aproveitar, ou não, a Black Friday



A Black Friday sem dúvidas é um estímulo imenso para o consumo. É uma sexta-feira que mexe com os nervos dos brasileiros que possuem cartão de crédito, dinheiro parado na conta, cheque especial e crédito no mercado.
Será mesmo que você deve comprar nessa data? Se sim, como aproveitar melhor as oportunidades? E se não, como analisar e se preparar de maneira saudável para uma próxima.


1. Antes de tudo: como está seu orçamento?
Não adianta querer comprar sem antes saber se pode comprar. A regra básica é: faça uma análise de suas receitas, contas fixas, variáveis, se você tem dívidas e investimentos. Está fechando o mês no vermelho? Não investe? Tem dívidas? Se sua resposta foi sim para uma dessas perguntas: não é momento de comprar.

A sua prioridade deve ser sempre, seguindo essa ordem:

1) Quitar dívidas
2) Controlar Orçamento
3) Investir
4) Investir mais e abrir possibilidade para aumento de gastos variáveis (sem abusar).


2. É realmente necessário você comprar?

Pode ser que você esteja querendo comprar porquê o preço do produto está mais atrativo e não por necessidade. Você deve usar datas e descontos como aliados do seu orçamento e não inimigos. Uma dívida pode nascer com a união de: preço atrativo + sua vontade de comprar.

"Mas no meu caso, é um item necessário"

Bom, aqui já temos um cenário diferente. Se você está com o orçamento equilibrado e precisa comprar este produto, aproveite a data - com cautela - e planeje em seu orçamento.
  1. a) Comece a pesquisar o item semanas antes e veja se o preço na data da Black Friday realmente estará com desconto ou não passa do famosa “metade do dobro".
  2. b) Use comparadores de preços como o Buscapé.
  3. c) Compre de lojas confiáveis. Temos grandes varejistas no Brasil que levam a Black Friday a sério, é o caso de: Magazine Luiza, Grupo B2W (Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato), Amazon, Mobly, etc.
  1. d) Se for comprar online, ative seu Cashback com Méliuz e / ou Ame Digital.
  2. e) Se for em lojas físicas, prepare-se para barganhar mais ainda e peça descontos à vista. Insista no desconto. Chame o gerente também - principalmente das redes grandes. 
 
3. Esse ano não posso comprar, como me preparo para a próxima?
 
A começar pelo mais crítico: reequilibre suas contas, pague suas dívidas e mude seu hábito de consumo;

Essas datas estimulam consumo e para quem tem dívidas, tudo isso pode virar uma bola de neve e te dar uma bela dor de cabeça futura, portanto, tenha paciência e disciplina.

Mudou seu hábito de consumo e pagou suas dívidas? Comece a investir.

Depois disso será natural para você aproveitar uma Black Friday - planejada antecipadamente - comprando itens necessários, e não pela simples "vontade de comprar".

Por fim, vale o reforço: datas como a Black Friday devem ser planejadas em seu orçamento e não podem servir de gatilho para você se enrolar com suas finanças.





Ricardo Hiraki Maila - Administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie. Trabalhou por mais de cinco anos como diretor de planejamento e financeiro de um grande grupo do Brasil. Fundou a Plano Consultoria há dois anos, empresa de consultoria de finanças pessoais, que hoje conta com 15 colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados