Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Alimentação saudável também ajuda na prevenção do câncer de próstata


Adotar hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e colocar certos alimentos no prato colaboram na luta contra um dos tipos de câncer mais comum entre os homens


A luta contra o câncer de próstata envolve uma série de fatores, que vão dos exames de prevenção a busca por melhor qualidade de vida, envolvendo exercícios físicos, boa alimentação e busca por informação. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pele não-melanoma.

Sabe-se que as chances de cura são ampliadas de forma considerável quando a doença é diagnosticada no início. Assim, o acompanhamento médico deve ser periódico. Junto a isso, a pessoa pode adotar hábitos que contribuem na prevenção. A psicóloga e especialista em emagrecimento, Aline Del Rio, chama a atenção para a necessidade de o homem tentar manter um peso corporal adequado. “Tratar o sobrepeso, a obesidade, será de grande ajuda na prevenção do câncer de próstata, como qualquer outro, praticar atividade física, não fumar, evitar consumo de bebida alcoólica, diminuir o consumo de carboidratos e tomar cuidado com as gorduras de origem mais industrializada”, orienta.

Ela destaca a diferença entre o organismo do homem e da mulher. “Eles têm um volume maior de ossos, músculos, e por causa disso, o metabolismo é mais acelerado. Assim, a necessidade de consumir mais calorias para se manter, faz com que eles precisem de uma alimentação mais rica em vitaminas, minerais e proteínas. Embora, fisiologicamente exista essa diferença entre o corpo do homem e da mulher, cada caso é um caso.”

Por isso, ela pontua a atenção quanto à idade e ao histórico familiar. “Pesquisas mostram que quem tem histórico familiar possui 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata. Com isso, temos a importância dos exames preventivos.”

Aline comenta não existir um alimento que específico que colabore com o surgimento do câncer. “A principal sugestão é evitar o excesso de carboidratos, de gorduras e de açúcar.”

Por sua vez, existem alimentos que ajudam na prevenção. “Estudos dão conta de que o consumo de alho e cebola pode diminuir em 30% as chances de ocorrer o câncer de próstata”, ressalta destacando, ainda, a importância do tomate nas refeições. “Como é rico em licopeno, uma substância bem antioxidante, ele pode ajudar a diminuir em 33% as chances de desenvolvimento do câncer de próstata.”

As oleaginosas também ganham destaque na lista de alimentos que previnem o câncer. Tratam-se das nozes, amêndoas e avelãs, que, repletas de selênio, um mineral também com ação antioxidante, ajudam na renovação das células. “Comer duas nozes por dia já supre a necessidade de selênio do nosso corpo”, pontua Aline, frisando que as oleaginosas também são ricas em vitamina E, nutriente que auxilia o sistema imunológico. Na parte dos vegetais, os de folhas verde-escuro, como espinafre e brócolis, ajudam a diminuir por conta do ácido fólico, nutriente que combate todos os radicais livres.

Aline observa, ainda, estar mais comum a preocupação do homem em se cuidar. “Podemos acompanhar essa realidade na parte estética, contudo a busca por melhores condições de saúde, no geral, é visível. Eles buscam mais informações, de forma confiável, e estão tendo mais consciência da necessidade da prevenção.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados