quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Idade das artérias pode refletir em doenças cardiovasculares


 Artérias mais rígidas, ou idosas, aumentam riscos de doenças do coração; saiba como prevenir

Todos os seres humanos estão sujeitos ao envelhecimento e, por lógica, seus órgãos, veias e artérias também. Assim, quanto mais idoso o indivíduo, mais rígidas suas artérias ficam, certo? Depende. O cirurgião vascular, Dr. Gilberto Narchi Rabahie, explica como a diferença de idade pode acontecer e dá dicas para prevenir.
“A diferença básica é a capacidade elástica ou complacência do vaso”, afirma. O vaso mais novo possui maior resistência. Já o mais velho, se torna mais rígido, e quanto mais enrijecido for, maior o será o trabalho do coração para “vencer” a pressão, causando desgaste precoce, do coração e, diretamente, dos vasos.

Segundo o especialista, a falta de controle de diabetes e a hipertensão arterial podem apresentar o enrijecimento precoce das artérias. “Sedentarismo, tabagismo e a ausência de manutenção de peso adequado também contribuem para a diferença de idade”, acrescenta Dr. Gilberto. “Não se prevenir e não tratar a rigidez pode ocasionar, precocemente, doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros”, completa. 

Para medir a capacidade da parede arterial, o VOP (Velocidade da Onda de Pulso) é um método que apresenta, de forma não invasiva, a rigidez da parede arterial. “Com este exame podemos fazer um diagnóstico precoce e com o tratamento adequado, retardarmos a rigidez dos vasos, igualando, por assim dizer, as idades para evitarmos suas complicações”, afirma o cirurgião vascular.

A dica do Dr. Gilberto para evitar a grande diferença entre a idade cronológica e a das artérias é estar atento aos resultados de, principalmente, diabete e hipertensão, nos exames de rotina, e praticar atividades físicas.

Dr. Gilberto Narchi Rabahie - Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Gilberto Narchi possui Pós Graduação em Pesquisa pela Universidade da Califórnia, em San Francisco – UCSF, além de ser especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Endovascular. Também é membro da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Endovascular. Atualmente, é cirurgião vascular do Hospital do Coração em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário