Pesquisar no Blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Tireoide a pequena notável

Uma glândula de cerca de 20 gramas em forma de borboleta com as asas abertas, localizada na parte inferior do pescoço, ao lado da traqueia e quase colada à artéria carótida. Dr. Murilo Neves da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP, explica que a Tireoide tem um poder desproporcional a seu tamanho – ela é importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo e esclarece as principais dúvidas sobre o tema.


O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é a diminuição da função da tireoide, ou seja, a diminuição da produção de seus hormônios, que são o T3 e o T4, e o aumento do TSH, que é um hormônio produzido pela hipófise, que controla a função da tireoide e estimula ou inibe a produção do T3 e do T4. Quando se fala em hipotireoidismo subclínico, este é o primeiro sinal de que alguma coisa não vai bem com a tireoide. O hipotireoidismo subclínico é o aumento do TSH sem a diminuição do T3 e do T4. Esta condição pode se manter por um período longo de tempo sem que a pessoa tenha sintomas.


Como podemos colaborar para a saúde da tireoide?

Hábitos de vida saudáveis e boa alimentação são fundamentais para que os problemas de tireoide sejam evitados. Por exemplo, o nosso sal é iodado e, infelizmente, o Brasil é um dos países que mais consome sal no mundo, então uma das recomendações seria não ingerir sal em exagero.

Além disso, alguns estudos têm demonstrado a importância do selênio para a saúde da tireoide. Uma fonte natural dessa substância é a castanha-do-pará. Recomenda-se a ingestão de uma unidade diariamente. No entanto, ao suspeitar de algum problema de tireoide, procure o seu médico e realize os exames necessários.



Com que frequência devem ser realizados exames de tireoide?

O diagnóstico de doenças de tireoide é sempre muito fácil e simples. Ele é feito através das dosagens no sangue dos hormônios de tireoide: T3, T4 e TSH e da ultrassonografia de tireoide. São exames simples, baratos e de fácil realização. Normalmente os exames de ultrassom são pedidos quando há suspeita de algum nódulo ou casos na família. Já os exames de sangue podem ser pedidos durante consultas de rotina e realizações de check-up.

Os exames de sangue são importantes porque eles já podem identificar alguma alteração mínima da tireoide, sem caracterizar o hipotireoidismo. Isso permite identificar e tratar uma alteração de tireoide antes mesmo que ela tenha se manifestado.


Qual o procedimento ao se descobrir um nódulo maligno na tireoide?

O aumento da incidência de nódulos malignos de tireoide é um fenômeno que vêm ocorrendo no mundo todo. O importante, como sempre, é que se faça um diagnóstico precoce desses tumores para que o tratamento seja o menos agressivo possível. Como em todos os tipos de tumores malignos, quanto mais cedo você descobre, mais simples, mais rápido e mais eficaz é esse tratamento. Aqui no Brasil nós temos uma facilidade muito grande para a realização de exames diagnósticos. A ultrassonografia é um exame muito fácil de ser realizado e se ele demonstrar a presença de um nódulo, que tenha características que mereçam uma investigação, a punção aspirativa deverá ser realizada. Esse também é um exame muito simples e que vai orientar o médico sobre qual é a melhor forma de tratamento para esse paciente.

“É importante ressaltar que não são todos os nódulos que merecem ser puncionados, mas sim aqueles que apresentem algumas características importantes e que mereçam uma investigação mais detalhada.” Completa Dr. Murilo Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados