Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Saiba como os florais podem ajudar na saúde do seu pet


Esses produtos, se administrados sob orientação e acompanhamento de especialistas, podem auxiliar no tratamento de algumas doenças em animais 


Assim como acontece no universo dos seres humanos, existem diversas terapias alternativas voltadas para animais. Uma delas é direcionada pelo uso dos florais. Saiba mais sobre esse tipo de abordagem e qual é a forma correta e segura de realizá-lo.


Os pets merecem qualidade de vida e bem-estar

Nossos bichos de estimação são membros de nossa família. Essa afirmação já diz muita coisa sobre a forma como eles devem ser tratados. Além de comida de qualidade, vacinas e ambiente aconchegante, eles também precisam de alívio para dores possam surgir.

Com o objetivo de proporcionar maior conforto e tranquilidade aos pets, especialistas em medicina veterinária têm encontrado nos tratamentos fitoterápicos grandes aliados para o tratamento de diversas doenças e distúrbios de comportamento.


O que são florais

O termo diz respeito às substâncias líquidas com propriedades farmacológicas naturais. Elas são formuladas a partir da extração de matérias-primas de flores e plantas e administradas em gotas. 

Graças aos experimentos do cientista inglês Edward Bach, os florais ganharam notoriedade no mundo inteiro. Por serem de origem natural, esses produtos, se oferecidos ao pet de forma correta, não causam efeitos colaterais indesejados. 


Como eles atuam no organismo dos pets

O principal objetivo dos florais é promover o equilíbrio do funcionamento do organismo dos animais. A eficiência do tratamento pode ser identificada logo nas primeiras semanas porque a substância é absorvida quase na sua totalidade.

O uso constante de remédios alopáticos podem causar danos e desconfortos ao fígado, estômago e rins, por exemplo. Por isso, em muitos casos, os florais são ótimas alternativas por serem menos invasivos.

É importante que você saiba que as terapias alternativas não oferecem cura, mas proporcionam melhor qualidade de vida para os pets. 


Quando os florais são indicados

Como a gente já disse, os florais ajudam a minimizar os problemas de ordem física ou emocional dos animais. Não se esqueça de que somente médico veterinário poderá prescrever a melhor terapia para seu amigo.

Depois que o profissional fizer a avaliação detalhada do seu amigo, ele poderá indicar o uso de florais como parte do tratamento e estabelecer a dosagem adequada para o pet. 

Dito isso, as substâncias poderão ser indicadas para amenizar problemas de carência, aliviar as fases do cio, promover aceitação de um novo lar e corrigir distúrbios relacionados à coprofagia (quando o pet ingere ou se esfrega em fezes ou urina).

Comportamentos agressivos, latidos em excesso, aversão a crianças, medo, estresse e depressão também podem ser casos que podem ser acompanhados com o uso de florais.

É importante lembrar, novamente, que se o cão sofre de algo físico, o floral não pode ser usado como substituto natural para a medicação apropriada.


Vantagens desse tipo de terapia 

Por serem compostos de essências extraídas de flores e plantas, os florais fazem parte do grupo de medicamentos chamados bioenergéticos, cujo princípio de cura leva em consideração o equilíbrio do animal e do ambiente onde ele vive.

Além disso, eles podem ser ingeridos com segurança porque não apresentam efeitos colaterais negativos. Também é possível a associação com outros tipos de medicamentos e demais florais.

Outra vantagem é a possibilidade de inserir ou retirar o medicamento sem a necessidade de desmame ou adaptação, uma vez que a substância não causa dependência.  


Desvantagens e cuidados que você deve tomar

O grande problema desse tipo de terapia está relacionado ao comportamento dos tutores. Pelo fato de se tratar de uma abordagem natural, muitas pessoas acreditam que podem avaliar o pet e comprar os produtos por conta própria.

No entanto, o que elas não levam em consideração é bichinho pode estar apresentando sintomas de doenças sérias que demandam o acompanhamento minucioso de um profissional.

Como os florais atuam basicamente no comportamento do pet, seu uso pode acabar camuflando alguns sintomas e o quadro do animal tende a se agravar sem que a gente perceba.

Portanto, nunca medique seu amigo por conta própria, independente se o produto for natural ou alopático. As visitas regulares ao veterinário devem sempre ser prioridade se você deseja que seu pet tenha uma vida saudável e feliz.

Em situações de emergência, a melhor opção é levá-lo imediatamente ao veterinário 24 horas. Uma equipe capacitada, multidisciplinar e especializada tomará todas as providências necessárias para promover o conforto e o bem-estar que seu animal de estimação merece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados