Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de agosto de 2019

O risco de queimaduras: o que fazer para evitar acidentes em lareiras e churrasqueiras

 Cuidados com o fogo
(Marcelo Matusiak)

Tema será uma das atrações da 2a Jornada de Trauma e Emergência HPS



As queimaduras fazem cerca de um milhão de vítimas por ano no Brasil. Quando os acidentes não levam à morte, deixam sequelas permanentes ou causam sérios danos a pele e outras partes do corpo. O tema será parte da programação da 2a Jornada de Trauma e Emergência HPS que reúne médicos e profissionais da saúde nos dias 3 a 5 de outubro de 2019.

Segundo a cirurgião plástica da Unidade de Queimados do HPS Porto Alegre, Elisabete Weber, os casos mais comuns são acidentes pequenos, domiciliares e que não precisam internar. Porém, para pacientes internados, as causas mais recorrentes são fogo (em adultos) e líquidos aquecidos (em crianças) e, para estes casos, é fundamental que o atendimento imediato seja feito adequadamente.

- A primeira coisa a fazer é esfriar a lesão com água corrente (não aquecida). Pode manter a região queimada com panos úmidos no deslocamento para o hospital (isso também alivia a dor). O paciente pode, ainda, ser medicado para dor em casa, se for necessário – explica.

Entre os maiores causadores de acidentes estão lareiras e churrasqueiras. A médica lembra que, hoje, existem vários tipos (à álcool, a gás e a lenha) e de vários tamanhos que requerem cuidados específicos informados pelos fabricantes.

- É fundamental que sejam sempre manuseadas por adultos e que se ensine as crianças a ficarem longe do fogo, se isso não for possível, é melhor não utilizá-las – alerta.

A programação do evento reserva o debate do atendimento ao queimado palestras no dia 4 de outubro. Entre os tópicos que serão debatidos estão armadilhas no atendimento inicial, aspectos psicológicos no paciente queimado, terapia nutricional e fisioterapia, entre outros.

A 2a Jornada de Trauma e Emergência HPS de Porto legre, acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS).A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site jornadahps.com.br. A realização é da Diretoria Científica do HPS. O apoio é da Fundação Pró HPS, Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Capítulo RS (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - Capítulo XI - RS, Sociedade Brsileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do SUl (SOTIRGS).



Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados