Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Médicos alertam para possíveis riscos para saúde do BB Glow procedimento estético que virou febre



Técnica introduz pigmentos de tatuagem na pele produzindo efeito semelhante ao clareamento deixando a pele com mais viço, mas a aplicação não é isenta de riscos


Uma nova técnica chamada BB Glow tem despertado atenção com a promessa de deixar a pele livre de manchas e com aparência semelhante ao de um rosto com maquiagem. O alerta, no entanto, é que trata-se de procedimento invasivo, que deve ser realizado por médicos, e apenas se a pele estiver livre de infecções e/ou doenças inflamatórias. Entre os riscos apontados estão a piora de doenças cutâneas; efeito de tatuagem mais permanente; resultado diferente do esperado; desenvolvimento de alergias aos produtos aplicados e risco de queimaduras, se ocorrer aplicação de Luz Intensa Pulsada ou lasers após o “BB Glow”.

- O chamado “BB Glow” consiste num procedimento invasivo realizado através da aplicação de microagulhamento seguida de “Drug Delivery” de pigmentos e outras associações (que variam conforme o produto ou formulação utilizada). O “Drug Delivery” consiste no depósito direto na derme de produtos através de um procedimento prévio que facilita a entrega destes na derme, neste caso, o microagulhamento – explica a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Taciana Dal´Forno Dini,
Segundo a médica o procedimento não é isento de riscos, pois pode transmitir doenças, caso os materiais não sejam devidamente esterilizados ou estejam contaminados. Outro risco é o contato direto destes pigmentos com a derme, o que provoca um efeito de tatuagem. Esta tatuagem geralmente tem um efeito temporário, mas pode permanecer por mais tempo, caso seja depositada muito profundamente na derme. Estes pigmentos também podem mudar de cor com o passar do tempo, deixando um efeito indesejado e de difícil tratamento. 

Também é preciso considerar o risco das pessoas desenvolverem alergia a qualquer um dos pigmentos e componentes do “Drug Delivery” aplicado após o microagulhamento.

Os dermatologistas associados da SBD estão atentos na orientação e no atendimento de qualquer complicação de procedimentos invasivos realizados por profissionais não médicos. O alerta para população é que antes de procurar qualquer atendimento, sempre tenha em mente que o dermatologista é o médico especialista no tratamento de problemas médicos ou estéticos da pele, dos cabelos e das unhas.




Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados