Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Médico alerta como é possível prevenir as Doenças Renais



Existe uma variedade de doenças renais que levam a um final comum agravante: a insuficiência renal crônica.

Esta doença pode progredir rapidamente, mas na grande maioria das vezes segue um curso lento e progressivo sem que a pessoa se dê conta que está perdendo vagarosamente a sua função renal. Portanto uma nefrite (inflamação do rim), por exemplo, que acomete uma pessoa na infância ou na adolescência, se não curada, poderá silenciosamente progredir e causar insuficiência renal, décadas depois.  

As dicas são do Dr. José Aluísio Vieira, médico nefrologista e fundador da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes de rins.


NA INFÂNCIA

Um pré-natal bem feito deve prevenir doenças renais logo ao nascer. O ultra-som, além de verificar o desenvolvimento do bebê e outros parâmetros obstétricos pode detectar alterações congênitas, mesmo antes do nascimento, que poderão ser corrigidas durante a gravidez ou nos primeiros dias de vida. Se estas correções nos ureteres e bexiga não forem feitas, poderão afetar os rins e torná-los insuficientes.


CÁCULO RENAL

Os cálculos renais são frequentes. 70% deles são de oxalato de cálcio e 10% de carbonato. Os restantes 20% são de fosfato de magnésio e amônio, ácido úrico, cistina e xantina. A litotripsia extracorpórea (quebra dos cálculos por método não cirúrgico), evita a operação de cálculos maiores, que geralmente causam obstrução renal.

O importante, porém, é saber o tipo de cálculo e o porquê de sua origem. Um médico especialista fará toda a investigação. Para evitá-lo é importante tomar em média três litros de líquidos por dia, principalmente no verão, pois previne a precipitação dos sais mencionados. Dietas ricas em sal aumentam o cálcio na urina e não é bom. Alimentos ricos em cálcio como derivados do leite, devem ser evitados. Existe tratamento específico para cada tipo de cálculo. Evitando-o, pode-se reduzir a obstrução urinária, infecção e progressão para insuficiência renal.


MEDICAMENTOS

Tomar remédios sem prescrição médica pode causar sérios riscos á saúde. Antibióticos como a garamicina, neomicina, cefalosporinas, penicilinas, sulfas, tetraciclina, rifampicinas e amfoterecina B podem causar toxicidade renal. Outros medicamentos como fenitoina, furosemida, antiinflamatórios não hormonais como o diclofenaco, combinações de aspirina com fenacitina e cimetidina são perigosos, principalmente se utilizados por muito tempo ou concomitantemente.

Alguns anestésicos e contrastes para radiografia, agentes físicos como irradiação para tumores, bem como o uso de quimioterápicos para o câncer, também podem causar insuficiência renal. A lista de medicamentos e substancia tóxica é interminável. Portanto, para evitar problemas renais antes de tomar um medicamento, qualquer um, consulte o seu médico.


UROPATIA OBSTRUTIVA

A uropatia obstrutiva mais comum é devido ao crescimento da próstata. Geralmente este crescimento se dá após os 40 anos de idade. Ela pode crescer tanto até obstruir o fluxo urinário. Depois dos 40 anos, todos os homens devem fazer um exame anual de sua próstata, que se compõe de um toque retal e/ou ultra-som e dosagem do PSA para detectar câncer prostático.

A causa mais comum é o crescimento benigno do órgão (Hipertrofia Prostática Benigna). Outras causas comuns de obstrução urinária no adulto, de um ou ambos os rins são os cálculos, estenose de uretra, tumores de bexiga que podem envolver os dois ureteres e as lesões da medula espinhal. Há também causas congênitas. As Uropatia obstrutivas quando em estágio avançado levam à insuficiência renal. Neste caso é imprescindível ir ao urologista. 


Nefrites, hipertensão e diabetes

As doenças que mais levam os pacientes à insuficiência renal crônica terminal e irreversível são três: nefrites, hipertensão arterial e diabetes. A primeira é de difícil diagnóstico. Um exame de urina com hematúria (sangue na urina) proteiúria (proteínas na urina) pode ser a chave diagnóstica. Quando acompanhados do aumento da creatinina sangüínea causa grande preocupação. É insidiosa e progressiva.

Doenças bacterianas ou virais com infecção das amígdalas ou infecção de pele podem evoluir para uma nefrite e desta para insuficiência renal. A pressão alta deve ser tratada com o máximo rigor. Geralmente aparece na segunda metade da vida. Quando acompanhada de colesterol, uso de cigarros, vida sedentária, leva a arteriosclerose que causa obstrução das artérias e arteríolas de todo organismo. Ninguém deve ter pressão maior que 14x9. Quem é hipertenso ou têm parentes nesta condição, deve procurar o médico imediatamente.

O Diabetes está aumentando assustadoramente no mundo todo. Os idosos tornam-se diabéticos. O diabetes juvenil (tipo I) causa lesões oculares, renais, em vasos periféricos geralmente na segunda ou terceira década da vida. O tipo II mais tarde. É preciso um controle rigoroso dos níveis de glicose (açúcar) no sangue para que após alguns anos não apareçam às complicações importantes. As renais aparecem entre cinco a dez anos do inicio da doença.

Diabéticos geralmente são hipertensos pelas lesões vasculares e renais. É muito importante verificar se há hematúria e proteinúria, como nas nefrites. Sangue e proteína na urina são sinais de complicações renais dos diabéticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados