Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Especialista dá dicas para identificar se o pet está com dor

 Freepik

Uma das grandes dúvidas de quem tem um animalzinho de estimação é identificar quando ele está com dor, certo? Diferentemente dos bebês, a maioria dos animais não emite sons específicos quando doentes, mas algumas características típicas podem dar sinais de que alguma coisa não está bem com o pet.

Falta de apetite, apatia, cabeça baixa, dorso encolhido e isolamento são alguns sintomas de dor nos bichinhos de estimação, tantos cachorros quanto fatos. “Os pets são mais resistentes à dor do que os humanos, isso pode dificultar para reconhecer um animal que sente algum desconforto, mas sempre vai haver um sinal diferente. O tutor deve estar atento, pois cães e gatos não variam muito de comportamento, postura ou vocalização. Quando isso ocorre pode ser por dor interna ou externa”, conta Cleiton Rupolo, veterinário da Nutrire.

Saiba agora os principais sinais de que seu animalzinho está sentindo algum desconforto:

Alimentação
Animais que deixam de se alimentar de uma hora para outra podem estar sentindo dor. Quase todas as doenças que afetam os animais têm como primeiro sintoma a anorexia. Lembrando que gatos não devem ficar mais de dois dias sem comer, pois podem desenvolver doenças relacionadas ao fígado. 

Apatia
Os pets costumam estar sempre dispostos para uma brincadeira, não é mesmo? Se o cão mostrar restrição a caminhar, correr, buscar a bolinha, é hora de prestar mais atenção. Os animais que adoram companhia e de repente se isolam requerem atenção imediata. Com os gatos funciona da mesma forma.

Olhos avermelhados 
Esteja sempre ligado aos olhos do pet, cuide se estão vermelhos ou com secreções. Se ele esfregar e mostrar incômodo nessa região, o problema pode ser ocular. Caso o cão ou gato apresentar os olhos entreabertos de repente, pode ser sinal de dor em alguma outra parte do corpo. 

Postura arqueada 
Animais com dor intensa costumam apresentar esse sintoma. É hora de levar o pet imediatamente ao veterinário.

Vocalização
Muitos animais não emitem sons quando estão com dor, mas pode haver exceção. Cães e gatos com dor forte podem vocalizar. Fique atento aos sons do seu pet!

O que fazer
Primeiro é preciso manter a calma para passar tranquilidade ao pet. Depois, verifique se as orelhas e focinho estão gelados. Em caso positivo, cubra o animal para evitar quedas bruscas de temperatura durante o transporte ao especialista. Leve o bichinho ao veterinário de sua confiança no caso de qualquer um desses sintomas acima. Jamais, em hipótese alguma, medique o pet sem orientação médica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados