Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ENEM chegando: hora de focar nos estudos para ter bons resultados nos testes

Faltando apenas 3 meses para as provas, especialista em educação aconselha a atualização constante sobre os principais acontecimentos do ano


Quem está se preparando para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sabe que os estudos devem começar o quanto antes e a dedicação deve ser total. Se preparar com antecedência é fundamental para os bons resultados nos testes, que exigem muito conhecimento dos candidatos.

Divulgação

Além de analisar as competências com questões sobre química, física, biologia, história, geografia, filosofia, sociologia, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação, matemática e da elaboração de uma redação, os dois dias intensos de provas exigem do candidato boa administração do tempo (para resolver cada questão), do cansaço e controle da ansiedade.

De acordo com Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela Universidade de São Paulo e responsável pelo desenvolvimento do material didático de Língua Pátria do Kumon, nesta reta final de preparação, além de focar nas matérias já listadas, é importante que o candidato se mantenha atualizado. “Ficar por dentro dos principais acontecimentos do ano é primordial para ter embasamento para aplicar na redação, por exemplo. A leitura de revistas e jornais é de suma importância”, diz.

Outro ponto a ser levado em consideração é a administração do tempo para realização da prova, que deve ser trabalhada durante todo o processo de preparo para o vestibular. Determinar hábitos, horários e sequências de atividades contribui muito para a capacidade de concentração. Em uma rotina pesada de estudos como o preparo para o vestibular, a leitura de livros (e os filmes) pode, inclusive, ser uma ‘válvula de escape’, um respiro em meio a exercícios da área de exatas, por exemplo. Organizar o tempo e a sequência de atividades é a chave para a concentração.

Participação da família
Os pais devem tomar cuidado para não transformar aquilo que pode ser prazeroso e, ao mesmo tempo, educativo, em algo enfadonho e apenas obrigatório. “É necessário notar as aptidões e predisposições do adolescente para poder guiá-lo em suas escolhas, incentivá-lo em seu interesse por determinado assunto e elogiá-lo quando perceberem seu esforço na busca pelo conhecimento”, completa Mariana.

No Kumon, o material didático é exclusivo e, gradativamente, desenvolve as habilidades linguísticas, partindo da alfabetização até a leitura e interpretação de textos críticos. É um método de aprendizagem que colabora para o desenvolvimento da habilidade de leitura, levando os alunos a lerem e compreenderem textos pertencentes a diversas áreas do saber.

Além disso, os conteúdos fornecidos abordam temas que vão desde a pré-escola até a universidade. O material didático independe da idade e série escolar do aluno, ou seja, está de acordo com o desenvolvimento de cada um. A cada encontro, o aluno recebe o feedback de seu orientador, por meio do qual fica ciente de seu desempenho, recebendo, também, a programação das aulas seguintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados