Especialista de
Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), aponta
quais os principais erros e acertos de quem utiliza as redes sociais
Desde que chegou ao Brasil, o Facebook é um imenso sucesso e soma aproximadamente 127 milhões
de usuários ativos mensais no País. Esse interesse todo do brasileiro pelas
redes sociais se estende também para o Instagram, Linkedin, Twitter e Snapchat,
redes que estimulam ativamente a interação e a criação de conteúdo. Apesar da
falsa sensação de alcance e exposição limitada dos conteúdos a quantidade de
amigos e seguidores, essas redes possuem um alcance muito maior, chegando até
mesmo nas empresas recrutadoras que avaliam a postura e o teor das publicações
e levam isso em consideração na decisão de contratar ou não tal candidato.
Por isso, a professora Kettyplyn Kamila Sanches Franco, docente do curso de Administração e Recursos Humanos do
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Instituição que integra o grupo
Cruzeiro do Sul Educacional, selecionou quatro dicas de comportamento que auxiliam profissionais que
desejam construir uma boa reputação na internet ou para aqueles que desejam uma
colocação no mercado de trabalho e podem contar com a ajuda da internet.
1 – Curadoria –
Tenha cuidado com suas postagens.
Ainda que suas publicações
sejam em defesa ou contra causas que considera justas, seja ponderado. Utilize
argumentos, ortografia correta, tenha cuidado com gírias e não dissemine fake news. Faça com que as pessoas tenham vontade de ler o seu
conteúdo. Faça das suas redes um local para um diálogo inteligente.
2 – Referência – Torne-se referência em um
assunto.
Não é preciso ter todo o
conhecimento de um assunto para se tornar referência sobre ele. Se uma pessoa
gosta de esportes, ela pode falar e destacar o tema em suas redes sociais, por
exemplo. Compartilhe bons conteúdos, pesquise e tente expor o melhor da área
que mais se identifica, tem habilidade e conhecimento.
3 – Ampliação da rede – Faça networking.
Para quem deseja utilizar a
internet como ferramenta profissional é importante estar de olho nas conexões e
ampliação da sua rede. Fazer networking por meio das redes é uma ótima forma de ser notado pelo mercado,
além de atrair parceiros e pessoas que pensam semelhante.
4– Perfil profissional – Explore o Linkedin e potencialize
seus objetivos
Recrutadores usam as redes
sociais ativamente e buscam pelos perfis dos candidatos. Se deseja ter um
perfil mais restrito e somente pessoal para ter mais liberdade com as
publicações, crie também um perfil público e aberto, assim você pode utilizá-lo
como plataforma de potencialização dos seus objetivos profissionais. O Linkedin é considerado uma das ferramentas mais importantes de
currículo online e conexões profissionais. Cerca de 80% das empresas no Brasil
buscam nesta rede profissionais para cargos de estagiário, trainee e gerentes
de primeira gestão, além de verificas as recomendações e também as publicações.
Explore ao máximo essas ferramentas.
Centro Universitário do
Distrito Federal (UDF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário