Pesquisar no Blog

domingo, 25 de agosto de 2019

CADA CAMINHO UMA HISTÓRIA - CASA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA PROMOVEU UM EXERCIO DE EMPATIA PARA QUEM CONVIVE COM A DOENÇA


Aconteceu no Shopping D&D (Avenida das Nações Unidas, 12555 - Brooklin, São Paulo/SP). A Casa da Esclerose Múltipla, um projeto da Merck empresa líder em ciência e tecnologia que, busca há três anos quebrar essa barreira levando informação ao público e, além de tudo, mais empatia sobre a doença.

Os visitantes se colocaram no lugar de pessoas reais que convivem com a doença para conhecer um pouco mais de sua jornada.

A doença acomete cerca de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 35 mil pacientes no Brasil. A asa da Esclerose Múltipla promoveu um exercício de empatia para quem convive com a doença.

Neste mês, toda a comunidade de EM organiza o "Agosto Laranja", período dedicado à conscientização da esclerose múltipla. "O objetivo é levantar a discussão sobre maneiras de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que, após o diagnóstico podem passar por um processo de adaptação, que vai desde planejamento familiar até rumos da vida profissional", afirma Luiz Magno, diretor médico da Merck no Brasil.

A associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) mostrou um desses pontos em estudo conjunto com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo que identificou a taxa de empregabilidade de pacientes de EM no Brasil. A pesquisa demonstrou que 41% dos pacientes de EM no Brasil estão sem ocupação com renda dentro de uma média de oito anos após início da doença, mesmo com um alto nível educacional.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune, potencialmente incapacitante, apresentando maior incidência em adultos jovens. Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo têm EM¹. No Brasil, a estimativa é de 35 mil pacientes, ainda que potencialmente subdiagnosticada. "Embora os sintomas possam variar e, muitas vezes, não serem visíveis, os mais comuns incluem visão embaçada, dormência ou formigamento dos membros e problemas com força e coordenação motora", afirma Denis Bichuetti, neurologista e professor na Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. A forma recorrente de EM são as mais comuns.

A ação faz parte do Agosto Laranja, mês de conscientização da esclerose múltipla, em que toda a comunidade se propõe a discutir o tema de forma mais intensa.



Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados