Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

14 de Agosto é o Dia de Atenção à Respiração Oral


Respirar pela boca causa perda de alguns mecanismos de proteção realizados pelo nariz e coloca a saúde bucal, pulmonar e do corpo todo em risco.


Respirar pelo nariz é fundamental para o crescimento e desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde geral do indivíduo. Por outro lado, respirar pela boca traz diversos prejuízos como, por exemplo, desencadear problemas oclusais (necessitando de intervenção da ortodontia), alterações corporais, modificações na face, olheiras, sonolência excessiva durante o dia, e até mesmo dificuldade de concentração. 

Dia 14 de Agosto é o Dia de Atenção à Respiração Oral, Dra. Maura Neves Otorrino da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia explica que é importante estar atento a alguns sinais. “Se você tem dificuldade em respirar pelo nariz, está sempre de boca aberta, tem resfriados constantes, tem problemas com o sono (ronca, dorme de boca aberta, acorda com a boca seca e sente cansaço durante o dia), procure um profissional da saúde. A avaliação do Alergista, do Fonoaudiólogo e do Otorrinolaringologista possibilitará o diagnóstico e conduzirá a melhor forma de tratamento.” 

A médica explica que respirar pela boca não é normal, mas, pode ocorrer em alguns momentos como durante gripes ou resfriados. Mas não constantemente! 


Consequências da Respiração Oral:

Em crianças a respiração oral atrapalha o desenvolvimento craniofacial , ou seja, respirar pela boca leva a alterações de crescimento e proporção da face.


E o que acontece?

A face fica alongada, nariz cresce menos e o céu da boca fica alto (palato ogival). O que leva a alterações dentárias e de mordida. 

O não selamento dos lábios permite que a língua se projete para frente, isso além de atrapalhar o crescimento dos dentes, atrapalha a dicção das palavras, mastigação e a deglutição dos alimentos. 

Além disso, quem respira pela boca pode roncar durante a noite, condição que atrapalha a oxigenação do sangue durante o sono, conhecida apneia do sono!






Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista
Clínica MEDPRIMUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados