Já parou para pensar o que seria das
marcas se elas trabalhassem com qualquer embalagem? Será que o consumidor teria
a mesma confiança em um pacote sem identificação do fabricante, do fast food ou
de qualquer outro negócio? É por isso que a identidade visual pode representar
um grande passo na vida de qualquer empreendedor.
De
primeira, vem aquela dúvida: “ah, mas ter embalagens padronizadas não é um
privilégio exclusivo de grandes empresas?”. A resposta é ‘não’. Graças ao
avanço da tecnologia, empreendedores de todos os portes já podem oferecer ao
consumidor caixas, sacolas, papéis e uma série de outros materiais
personalizados.
Isso porque fornecedores já
personalizam embalagens nas mais diversas tiragens e fazem com que os estabelecimentos
passem uma credibilidade ainda maior aos seus clientes, que percebem o quão
profissional é o produto vendido ou o serviço prestado. Uma hamburgueria, por
exemplo, pode estampar sua marca até mesmo nos papéis usados para embrulhar os
lanches.
Os benefícios para os empreendedores
são muito atraentes, mas os números do setor também empolgam. A produção de
embalagens cresceu 10,4% de 2017 para 2018, totalizando R$ 78,5 bilhões,
segundo dados do Euromonitor. De todo esse montante, 32% corresponde aos
pacotes feitos com papel, cartão e papelão, fatia que só fica atrás dos
plásticos, que representam 40%.
Coincidentemente,
as embalagens de papel, cartão e papelão são as mais utilizadas pelos
empreendedores. Elas são também as grandes responsáveis por viabilizar o uso de
pacotes estilizados para sazonalidades, como dia dos namorados, Black Friday,
Natal e Páscoa, e podem ser encomendadas com tiragens que partem de apenas uma
unidade.
Estes
materiais são, inclusive, os mais indicados para os empreendedores que estão
começando a padronizar sua identidade visual, já que podem se transformar em
formatos mais fáceis de se trabalhar e que podem servir para diversos produtos.
São os sacos de papel, sacolas, caixas de papelão, envelopes e muitos outros.
Neste
sentido, é possível concluir que diferentes tipos de negócios podem utilizar as
embalagens para se profissionalizar e encantar os clientes. É o caso de
restaurantes, bares, lojas de acessórios, de roupas, de calçados, pequenos
e-commerces, perfumarias, adegas e uma série de empreendimentos que precisam
embalar os itens que comercializam.
Já
está mais do que provado que a tecnologia é uma grande aliada daqueles que se
aventuram em empreender. Agora, está claro que a embalagem é uma ferramenta que
ajuda no processo de profissionalização. De acordo com um estudo do Content
Marketing Institute, 51% dos profissionais de Marketing dão prioridade máxima à
concepção de elementos visuais. Para donos do próprio negócio, essa proporção
tem de atingir os 100%.
E você? Já descobriu sua embalagem
Eduardo Lopes - CMO da Printi
www.printi.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário