Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Julho Verde terá caminhada, no próximo dia 28, no Parque do Ibirapuera


O Prof. Dr. Flavio Hojaij, Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCPP), está convidando pacientes e amigos para o evento, no dia 28/07 (um domingo), que terá início às 8 horas, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera. Além da caminhada, haverá orientação para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, dicas de vida saudável e aulas de ioga.


Segundo o Dr. Flavio Hojaij, Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o fumo e o álcool são responsáveis pela maioria dos cânceres na região de cabeça e pescoço. E as pessoas precisam estar alertas sobre os principais sinais e sintomas. Ele enumera os principais:

São quatro os fatores que merecem maior atenção:

1.  Lesões ou feridas da boca, também chamadas de aftas, principalmente pessoas que são fumantes e ingerem álcool de uma maneira um pouco mais que a social.  Tais lesões que persistam por mais de 15 dias, precisam ser imediatamente avaliadas.

2 – Rouquidão ou voz alterada por mais de 15 dias deve rapidamente ser avaliada.

3 – Nódulos ou tumores no pescoço (tumores cervicais). 

4 – Vida sexual não estável ou com múltiplos parceiros. A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) pode ser também causador dos carcinomas da orofaringe. O contágio pode acontecer durante o sexo oral. 


De acordo com dados do INCa (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano surgem 43 mil novos casos de cânceres que envolvem a região da cabeça e pescoço e que acabam por resultar em cerca de 10 mil mortes anualmente. Muitas vezes as mortes ocorrem em função de diagnósticos tardios.


Diagnóstico precoce é fundamental

Um primeiro diagnóstico pode ser feito por um clínico geral, dentista ou outro especialista que verifique a boca e apalpe a região do pescoço.
De acordo com recente estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP, em mais de 75% das consultas médicas não se realizam exames da boca e do pescoço, momento em que é possível a detecção precoce de nódulos e outros problemas nessas regiões do corpo.
“A maioria dos médicos solicita exames de alta complexidade, resultando em demora de diagnóstico e altos custos para os convênios médicos e sistema público de saúde”, observa o Dr. Flavio Hojaij, que também é Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

O Dr. Hojaij lembra que a prevenção, em geral, é feita por mudanças de hábitos. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter uma boa higiene pessoal, cuidados com exposição solar, não fumar, consumir bebida alcóolica com moderação e manter relações sexuais com preservativos. Tudo isso pode contribuir e muito para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

A Caminhada Julho Verde é uma realização da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e conta com o apoio de instituições como AC Camargo, Hospital das Clínicas, Santa Casa e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados