Segundo o estudo da Salesforce, State
of Service 2019, 37% das empresas do País já utilizam a tecnologia de IA para o
atendimento aos consumidores
A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais
tecnologias da Quarta
Revolução Industrial. Segundo o State
of Service, globalmente, mais da metade das organizações (56%) estão
buscando maneiras de usar a IA como uma solução potencial para executar tarefas
que normalmente exigiriam interação humana, deixando os atendentes livres para
outras funções.
Enquanto a adoção ainda se encontra em estágio inicial no
atendimento ao cliente – apenas 24% das organizações utilizam IA –, a projeção
de crescimento na área é de 143% nos próximos 18 meses. Entre as empresas
brasileiras a tecnologia tem uma estimativa de crescimento em torno dos 133%,
no mesmo período. O número está um pouco abaixo da média global (143%), e atrás
de países como México (300%), Alemanha (293%), Singapura (267%), França (229%),
Reino Unido (177%), Estados Unidos (174%) e Canadá (153%).
Além disso, 37% já utilizam a tecnologia de IA para o atendimento aos consumidores, no Brasil. O País está em quarto lugar, atrás de Índia (46%), Países Nórdicos (36%) e o Japão (33%). Já 42% dos serviços brasileiros tem planos para o uso nos próximos 18 meses, a taxa é a terceira mais alta, atrás apenas de México (50%) e Singapura (49%).
No caso dos Chatbots com IA, 30% das empresas do País usam a ferramenta para contato com os clientes e 41% tem planos para o uso nos próximos 18 meses. A projeção de crescimento dessa tecnologia no Brasil é de 137%, alinhada com os 136% da média global.
“As empresas estão entendendo os benefícios da IA para os negócios, à medida que esta tecnologia está amadurecendo, novas possibilidades surgem e o interesse empresarial aumenta”, comenta Fabio Costa, General Manager da Salesforce para Brasil. “IA vai auxiliar as equipes de atendimento a focarem em problemas mais complexos e no relacionamento com os consumidores”.
State of Service 2019
Realizado pela Salesforce, líder
global em CRM, o State of Service aponta os principais insights e desafios da
área de atendimento aos consumidores. A terceira edição do relatório
entrevistou mais de 3,5 mil agentes e tomadores de decisão em todo o mundo,
sendo 300 atuantes no mercado brasileiro. Além dos os impactos da inteligência
artificial (IA), o estudo também mapeou os maiores desafios e prioridades das
empresas, a mudança do papel dos agentes de atendimento e o papel dos
trabalhadores remotos no atendimento ao cliente conectado.
Salesforce
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