Que investir em nichos específicos pode render bons ganhos para as
empresas já não é segredo para ninguém. Essa estratégia vem sendo adotada por
diversos players nos últimos anos e garantido resultados interessantes.
Uma iniciativa interessante e até
curiosa são os produtos e serviços que atendem, especificamente, cidadãos com
diabetes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 12,5 milhões de
brasileiros, ou seja, 7% da população, são diabéticos. Os números colocam o
país na quarta colocação entre os países com o maior número de diabéticos no
mundo segundo o International Diabetes Federation (IDF). Em primeiro está a
China, seguida pela Índia e Estados Unidos.
Ainda de acordo com o Ministério,
o aumento no número de pessoas com diabetes não é exclusividade do Brasil. A
doença vem crescendo em todo o mundo, influenciada por fatores como o envelhecimento
da população, hábitos alimentares e falta de prática de atividade física.
É importante notar que portadores
de diabetes apresentam algumas necessidades especiais importantes, que impactam
diretamente uma série de mercados. O primeiro e mais óbvio deles é o mercado
farmacêutico, que investe constantemente em pesquisas para renovação das
substâncias e componentes a fim de auxiliar as pessoas no controle da doença.
Na sequência vem a indústria alimentícia, que aposta suas fichas em uma gama
enorme de produtos diet e balanceados para que os diabéticos possam dar
sequência nos cuidados com a saúde.
Porém, há outros mercados, não
tão óbvios assim, que já enxergaram as necessidades dessa parcela da população
e resolveram investir em produtos e serviços que possam oferecer algum
bem-estar e conforto a eles. Um deles é o de calçados e vestuários, que visa
levar aos diabéticos peças mais confortáveis, livres de costuras e outros itens
que possam, de alguma maneira, causar incômodos que venham a causar feridas na
pele de difícil cicatrização. Para boa parte das pessoas com diabetes, esses
são fatores de grande importância e que, efetivamente, causam medo.
O setor de seguros é outro
mercado que também vê os diabéticos com outros olhos e entende que é importante
levar benefícios a essas pessoas. Um seguro de vida especial para portadores da
condição, seja ela do tipo I ou II, é uma garantia e respaldo de que a família
terá algum tipo de auxílio caso o problema venha a gerar complicações de saúde
e, consequentemente, a morte. Como se sabe, seguros são ferramentas importantes
para o exercício financeiro pessoal ou familiar. Nada mais interessante do que
oferecê-lo a pessoas com condições de saúde adversas, que já têm tanto com que
se preocupar.
Francisco de Assis Fernandes - diretor comercial da American Life,
seguradora brasileira reconhecida por oferecer seguros a nichos específicos com
mais de 25 anos de mercado – www.alseg.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário