Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Dia dos Avós: idosos ativos defendem importância de treinar corpo e mente


Escola tem aulas de ginástica para o cérebro 
à terceira idade, em São Bernardo do Campo
Além da prática de exercícios físicos, eles investem em atividades que estimulam o cérebro para fazer novos cursos, viajar e trabalhar por mais tempo 

A exemplo dos idosos europeus que querem fazer tudo com independência, os brasileiros da terceira idade estão mais ativos do que nunca. Caminhada, passeios de bicicleta, treino funcional e exercícios para o cérebro: eles não querem parar, querem se manter independentes e têm planos de aprender idiomas, viajar e continuar trabalhando, mesmo depois de aposentados.  
No processo de envelhecimento, o declínio das funções cognitivas é uma consequência comum,  mesmo na ausência de patologias. Portanto, assim como os jovens que buscam uma boa forma, idosos também precisam dedicar tempo à prática de exercícios com frequência.  
Além da atividade física, que comprovadamente faz bem ao corpo, idosos já vem praticando outro tipo de exercício: a ginástica cerebral, que melhora a memória, a coordenação motora e o raciocínio. Dona Glória Rigio, de 78 anos, e o marido Valdemar Rigio, de 81, conheceram a ginástica para o cérebro no início de 2019. Para eles, o método já tem trazido muitos benefícios. 
“Tanto eu quanto meu marido estamos gostando muito do SUPERA. Gostamos e ficamos felizes quando é dia de ir pra lá. A escola está tirando um pouco do receio que eu tinha com matemática”, comenta dona Glória.   
Quem apresentou este tipo de atividade ao casal foi o neto Felipe Monteiro, de 33 anos. “Queria mantê-los ativos e pensantes, pois sei que isso é muito importante. Estas atividades previnem doenças e proporcionam uma melhor qualidade de vida”, conta. 
Felipe garante que já vê  bons resultados da prática de ginástica para o cérebro na vida dos avós. “Hoje eu vejo eles muito mais espertos. Minha avó, em especial, está melhor com as contas pois, desde cedo, por não ter aprendido na escola, ela sentia muita dificuldade”, comenta o neto, orgulhoso.  
As atividades que eles desenvolvem acontecem no Método SUPERA Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo (SP). A escola oferece cursos e atividades para todas as faixas etárias, em especial à terceira idade, para ajudar no desenvolvimento cerebral em inúmeras atividades cotidianas.  


Leonardo Kawashita, diretor da unidade, garante a eficácia do método aos idosos e ressalta a evolução dos alunos do SUPERA Rudge Ramos. “Temos a terceira idade como nosso público fiel, que participa das aulas com frequência e consegue bons resultados, como é o caso da dona Glória e do senhor Valdemar. Ficamos felizes em ajudar na conquista de um envelhecimento com autonomia”, ressalta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados