Para alavancar os números de
qualquer empresa, estratégias de marketing e vendas são essenciais. Quando os
profissionais de ambas as equipes atuam de forma alinhada e planejada, é
possível prever bons resultados. Mas, infelizmente, o contrário também é
válido. Se não há embasamento por trás das ações dessas equipes ou a falta de
comunicação resulta em metas que se perdem pelo caminho, a empresa pode acabar
pagando um preço alto.
Para não correr esse risco,
avalie 3 falhas em estratégias de marketing e vendas que você não pode cometer:
1- Não entender
seus clientes
Abordagens erradas, tanto na
hora da divulgação quanto na venda, podem afastar ou causar uma má impressão
nas prospecções. Por isso, é imprescindível coletar o maior número possível de
dados sobre clientes, como metas, comportamentos, preferências, objeções e
renda. Com tais informações, os gestores podem traçar um tom de comunicação
ideal, aproximando-se do universo do seu público-alvo.
2- Agir na hora
errada
Para ter um plano de ações
assertivo, é preciso entender os hábitos de seus clientes e como eles mudam de
acordo com os dias, semanas e meses. Por exemplo, é possível que uma campanha
de utensílios domésticos tenha um resultado melhor na primeira semana de junho,
pois se entende que é quando determinada segmentação compra produtos para casa.
Atualmente, existem
ferramentas tecnológicas que utilizam o conceito de Big Data, a interceptação
de um grande número de dados. Isso porque, com a internet e outros dispositivos,
temos acesso a uma quantidade humanamente imensurável de informações.
Com sistemas automatizados, é
possível verificar todos esses dados de maneira organizada, através de painéis.
Assim, gestores de equipes poderão obter muito mais conhecimento acerca de seu
público, gerando ações mais objetivas e planejadas. Conteúdos que instiguem o
cliente no tempo certo devem ser parte das estratégias de marketing e vendas.
3- Não dispor dos
instrumentos certos
Outro erro comum é não dispor
das ferramentas certas. Se a empresa quiser manter a competitividade de
mercado, deve procurar por inovações que otimizem processos e ofereçam insights
assertivos. Um bom exemplo são sistemas que usam Inteligência Artificial. A IA
já está em diversos aplicativos e serviços que utilizamos, e a tendência é que
essa presença ganhe ainda mais força em um futuro próximo.
Nos dias de hoje, é possível
combinar ferramentas que utilizem esse conceito aliado à Big Data, com
cruzamento entre dados de clientes e dados do mercado. Tais sistemas são
capazes de entender padrões de comportamento e oferecer previsões sólidas do
futuro. Ou seja, será possível obter análises profundas e insights inovadores –
tudo muito bem embasado. Um planejamento eficiente serve não só para manter a
posição de sua empresa no mercado, mas para ganhar autoridade.
Cristian Townsend - fundador e CMO (Chief Marriage
Officer) da Osorno Analytics, startup de Account-Based Marketing, Big Data e
Inteligência Artificial, com foco em Marketing e Vendas
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