Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Vacinação


Vacinação – Fundamental para prevenir doenças, adultos também devem se imunizar


Muita gente não sabe, mas os adultos também devem manter sua caderneta de vacinação em dia. Quem não está imunizado coloca em risco sua saúde, e pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para crianças, que são mais vulneráveis.

Segundo o Ministério da Saúde, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, e o calendário nacional de vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Além da vacinação, também é recomendado fazer um controle da saúde, verificando por meio de exames de sangue, se está protegido contra doenças.


Confira as principais vacinas que devem ser tomadas pelos adultos:

  • Hepatite B – são necessárias três doses para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Deve-se tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.
  • Tríplice viral (SRC) – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.
  • Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. É necessário tomar uma dose a cada dez anos.
  • Febre amarela – a vacinação deve ser feita uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto. Ela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.




Fonte: Enfermeira e Coordenadora curso de Enfermagem da Anhanguera de São Paulo - unidade Vila Mariana, Jaqueline Santos Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados