Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de junho de 2019

Tradicionais tapetes de Corpus Christi em Tiradentes (MG)

Foto: Cesar Reis


A cidade segue a tradição de enfeitar as ruas com os tradicionais tapetes de serragem colorida


Na próxima quinta-feira (20), é celebrado o dia de Corpus Christi - comemoração litúrgica católica. A tradição popular de confeccionar tapetes de serragem surgiu em Portugal e se difundiu no Brasil no período de colonização. O trabalho consiste em representar símbolos bíblicos, desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice, ornamentando as ruas em que a procissão da Eucaristia passará.

No Brasil, o costume de se fazer os tapetes de rua acontece em inúmeras cidades. Geralmente, o trabalho é voluntário. Em Tiradentes, a tradição se mantém viva e todos os anos atraem muitos turistas e devotos que vem em busca beleza e religiosidade.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Tiradentes em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, Paróquia Santo Antônio, Irmandades e sociedade, desenvolveram uma oficina que ensina a manusear os materiais que serão usados na confecção dos tapetes. Nas oficinas, foi possível aprender a pintar a areia e serragem, além da produção de flores de papel que serão usadas nos tapetes.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Henrique Rohrmann, os tapetes da cidade encantam todos que passam por Tiradentes. “Todos os tapetes serão confeccionados artisticamente, valorizando a tradição e a cultura local. A cidade já tem o seu charme natural, os tapetes de Corpus Christi deixam Tiradentes com uma beleza singular”, pontua.


SERVIÇO
Feriado de Corpus Christi na cidade de Tiradentes
Apoio: Prefeitura Municipal de Tiradentes e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados