Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de junho de 2019

Se eu tivesse feito diferente...


O mundo está cheio de pessoas vivendo de sonhos, mas, só se destacam de verdade, aquelas que vivem de objetivos e vão atrás deles.


Aposto que você, algum dia, já pensou: “Ah, se eu pudesse voltar a ter vinte anos, mas com a experiência de hoje...”. Quem não gostaria, não é mesmo? Ter a juventude física com a experiência de vida? Seria perfeito!

Quantos erros cometemos na juventude! Quantas frases, palavras e atitudes que tomamos e, que com o conhecimento e maturidade de hoje, seriam inconcebíveis.

Ah, se eu pudesse voltar atrás teria mudado de país, teria escolhido outra profissão, não teria casado, não teria tido filhos, ou, pelo contrário, teria casado e tido um monte de filhos.

E essa nossa impressão só piora quando vemos jovens que parecem já terem nascido prontos! Parecem estar nas carreiras certas, sabendo aproveitar as oportunidades e fazendo as escolhas certas. Ou não!

Quando vemos aqueles jovens que têm toda a oportunidade do mundo, mas, segundo nossas impressões “mais experientes”, não sabem aproveitar, que tristeza!

E vamos vivendo assim, de impressões, de vidas mal resolvidas, de passado. Esquecemos que tudo tem uma fase de maturação individual, com ritmos e aprendizados únicos.

É claro que não podemos nos esquecer que vivemos em um país onde o jovem é supervalorizado e que começar cedo é quase uma obrigação! Escolher a profissão, entrar na faculdade, falar um outro idioma... tudo isso antes dos vinte anos!

Pensando assim, se demorarmos muito para despertar aquilo que realmente queremos e sonhamos, estaremos perdidos! Todas essas pressões sociais influenciam – e muito – nessa sensação de que poderíamos ter feito melhor, mas não fizemos, e que agora é tarde.

Mas, vamos olhar por um outro ângulo.

Se conseguimos chegar onde chegamos com toda essa visão do que foi bom e do que não foi, do que poderia ter sido melhor e do que faríamos totalmente diferente, então temos experiência suficiente para nos reinventarmos e seguir em frente.

Mas, se mesmo assim, com toda essa bagagem não conseguimos sair do lugar, então não aprendemos muito com nossos erros e temos que continuar errando para um dia, quem sabe, acertar o rumo.

O interessante é saber que o que fizemos e vivemos no passado foi importantíssimo para nos transformar no que somos hoje. Sem mais, nem menos.

Vamos olhar um pouco para a história: Temos exemplos extraordinários de pessoas ilustres que só conseguiram depois de errar muito, ou depois que muitas portas se fecharam. Harrison Ford (ator), era carpinteiro até os trinta anos. Ray Kroc (fundador do Mc Donalds) era vendedor de copos até os 52 anos. Mary Kay (fundadora da linha Mary Kay) até os 45 anos vendia livros e utensílios de porta em porta e Andrea Bocelli (cantor), até os 33 anos tocava piano em bares.

Esses exemplos são voltados à carreira profissional, mas podemos aplicar em todas as áreas de nossas vidas.

Se você quer que sua carreira seja diferente, se quer que ela te deixe mais feliz, pode ter certeza de uma coisa: ela só será diferente se você, nesses anos todos fazendo o que achava não ser o certo, tenha estudado, aprendido e se tornado uma pessoa melhor e mais bem preparada.

O mundo está cheio de pessoas vivendo de sonhos, mas, só se destacam de verdade, aquelas que vivem de objetivos e vão atrás deles.

Pense nisso!





CARLA VERNA - Psicóloga e palestrante especialista em qualidade de vida, gestão de equipes, inteligência emocional e motivação. www.carlaverna.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados