Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Pacientes em tratamento odontológico devem seguir orientações específicas para doar sangue


O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) celebra o Junho Vermelho e adverte: determinados procedimentos exigem resguardo prévio à doação


O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) incentiva ações que possam contribuir com a prevenção de doenças e manutenção da saúde. No mês em que é celebrado o Junho Vermelho, a autarquia estimula a adesão da população à campanha, mas faz um alerta aos pacientes em tratamento odontológico.

Os procedimentos não impedem a doação, mas exigem um tempo de resguardo do paciente. Extrações dentárias e tratamentos de canal sem sangramento é preciso esperar sete dia ou mais, conforme o período em que o paciente fizer uso de medicação.

Em caso de cirurgia odontológica com anestesia geral o paciente deve aguardar quatro semanas, mas, se o procedimento for colocação de piercing bucal, o prazo aumenta para 12 meses. Tratamentos mais simples como pequenas cáries e ajustes de aparelhos, também exigem que o doador aguarde um pequeno prazo de 24 horas. Mas, ele pode se estender para 72 horas, caso haja sangramento.

Segundo o cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, Keller de Martini, a boca e a gengiva possuem uma extensa vascularização na mucosa e durante procedimentos odontológicos moderados ou complexos, há a possibilidade de bacteremia transitória em virtude dos microrganismos encontradas ao redor dos dentes e gengivas. “Em tese elas não causam problemas, mas se essas bactérias orais ficam dentro da bolsa de coleta de sangue, poderá haver contaminação”, explica.

“Doar sangue é muito importante. Uma doação representa a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde como vítimas de acidentes de trânsito ou de grandes queimaduras, pacientes com câncer, pessoas submetidas a cirurgias de médio e grande porte ou que passaram por hemorragias, hemofílicos e anêmicos,” aponta de Martini.





Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados