Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Inverno: menos sódio, mais saúde


 Queda na temperatura favorece os excessos à mesa,
aumentando os riscos para o coração e para os rins


Nada como uma refeição quentinha e condimentada para espantar o frio da estação, não é mesmo? Durante o Inverno, é muito comum deixar de fora do prato verduras e frutas, e adotar refeições mais calóricas para compensar a perda de temperatura do corpo. Por isso mesmo, é importante redobrar os cuidados para manter uma alimentação equilibrada e saudável nesta época do ano. Um dos cuidados é com o teor de sódio dos alimentos, evitando o uso de sal em excesso e o consumo exagerado de embutidos, carnes, queijos e alimentos industrializados. Um dos riscos de exagerar nas doses de sódio é o desenvolvimento de doenças renais.
“Consumir sal demais provoca hipertensão, que é um dos principais fatores que levam à doença renal crônica”, afirma o médico nefrologista Bruno P. Biluca, da Fenix Alphaville. Outro problema que pode ser causado pela ingestão exagerada é a formação de pedras nos rins. Segundo o especialista, o sal em excesso também pode provocar inchaços.
Os rins são responsáveis por filtrar as impurezas do sangue e equilibrar líquidos e sais do corpo, além de participar na regulação da pressão. Quando o sódio é consumido em altas doses, alerta o nefrologista, pode haver o comprometimento e redução dessas funções.
O brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ideal, segundo a OMS, é limitar a ingestão diária a cinco gramas, o que corresponde a dois gramas de sódio.
Mas sal e sódio não são a mesma coisa? “Essa é uma confusão comum. O sal de cozinha é composto por sódio e cloro, e é usado na culinária para salgar e dar mais sabor aos alimentos. O sódio também é encontrado em outros alimentos, principalmente os industrializados, sejam salgados ou doces, e também nos embutidos. Ele não tem sabor e, geralmente, é adicionado para conservar esses alimentos”, explica Biluca.
Exemplos de alimentos ricos em sódio são os fast-foods, salame, presunto, mortadela, bacon, queijos como o parmesão e o cheddar, pão francês, carnes, sopas e temperos prontos, salgadinhos de pacote, vegetais enlatados, bolachas e bolos industrializados.
O consumo cada vez maior desses produtos vem sendo associado pelos órgãos de saúde ao aumento expressivo no Brasil de diversas doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade e insuficiência renal crônica. O problema é tão sério que vem mobilizando uma série de esforços para reverter a situação. Dois projetos de lei em tramitação no Senado buscam reduzir o teor de sódio desses alimentos prontos e alertar os consumidores sobre o que está ingerido. O PLS 532/2018 estabelece uma quantidade máxima de gorduras, açúcares e sódio para a produção de comidas industrializadas, enquanto o PLS 392/2018 obriga os fabricantes a indicarem no rótulo que os alimentos contêm alto teor de sódio. Outras iniciativas são os acordos que vêm sendo firmados entre o governo e a indústria alimentícia.
“O sódio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. O problema está no excesso, que provoca um desequilíbrio e prejudica a saúde, afetando o coração e os rins, que têm de trabalhar mais e acabam sobrecarregados”, esclarece Biluca. Entre as funções do sódio, estão a de regular, juntamente com o potássio, o volume de líquidos no sangue e nas células, o ritmo do coração e os movimentos dos músculos.
Alguns sinais que podem mostrar que o consumo de sódio passou dos limites são o inchaço e sentir mais sede. As pessoas que consomem muito sal também podem se sentir mais cansadas e com vontade de ir ao banheiro mais vezes.


DICAS
Use o sal com moderação e apenas durante a preparação dos alimentos. Deixar o saleiro na mesa contribui para aumentar o consumo.
Ervas realçam o sabor dos alimentos sem prejudicar a saúde. Prefira temperos como salsinha, hortelã, alecrim, orégano e outras ervas no preparo dos pratos.
Na hora das compras, leia os rótulos dos produtos para saber exatamente a quantidade de sódio que contêm.
Se você já tem algum problema de saúde ou notar algum sintoma diferente, busque a orientação de seu médico ou de um nutricionista para manter uma dieta adequada.




Fenix Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados