Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de junho de 2019

A importância de um cuidador na vida do idoso


O ato de cuidar dessa faixa etária exige conhecimento, dedicação e paciência


São muitas as mudanças que passamos ao longo da vida, e o envelhecimento, às vezes, traz limitações, que exigem cuidados especiais para manter a qualidade de vida do idoso. Não é fácil para os familiares verem um membro da família precisando de cuidados especiais, com isso, muitas pessoas optam por algum familiar cuidar do idoso, podendo ser um filho, neto, sobrinho, etc. 

Mas, nem sempre essa é a melhor escolha, pois, essas transformações podem não ser fáceis, por isso, muitas pessoas passam por momentos de stress durante a fase de adaptação, gerando conflitos, etc...

As mudanças podem ser orgânicas e/ou psicológicas, por isso, um cuidador capacitado e com experiência é a melhor opção para proporcionar uma evolução clínica e qualidade de vida.  

Segundo o IBGE o número de idosos no Brasil cresceu 18% em 5 anos. Com isso, é possível entender o motivo da profissão de cuidador também estar em constante crescente, o que é ótimo, pois os cursos estão se aperfeiçoando para oferecer o melhor aos idosos.

Essa procura fez com que a Limpezas Amelia, empresa do ABC Paulista, mas que atende toda a Capital de São Paulo começasse a oferecer os serviços. Ou seja, a família não precisa se preocupar com  o processo seletivo para achar um profissional capacitado e de confiança.

“O maior medo dos parentes é colocar algum estranho para cuidar do ente querido. O que é comum, pois, escutamos muitas histórias tristes por aí. Mas, quando se contrata um serviço com uma empresa a garantia que o profissional seja treinado para isso e de confiança faz toda a diferença”, explica Luara Milaina, diretora da Limpezas Amelia.

Cuidar não é fazer de tudo pelo idoso, pois, muitos nem aceitam tal situação. Por isso, é importante garantir certa independência (dentro do possível, claro) e prestar assistência emocional e física. Dessa maneira, os familiares podem continuar com a rotina e cumprir os compromissos, sabendo que o cuidador estará lá para tudo que o idoso precisar.

“É preciso paciência e saber lidar com diversas situações. O cuidado direto da familiar pode ser muito benéfico em alguns casos, porém, é muito fácil a pessoa se irritar com quem precisa dos cuidados e acabar piorando a situação. Um cuidador profissional vai saber contornar a situação da melhor maneira e não absorver para o lado pessoal algumas situações”, enfatiza Luara.

Outra questão é que muitas vezes podemos julgar que sabemos de algo específico, mas podemos não ter o conhecimento suficiente ou tempo necessário para lidar com alguns cenários.




Limpezas Amelia 
Facebook: @limpezasameliaoficial
Instagram: @limpezasamelia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados