Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de junho de 2019

5 dicas para viajar com o seu cão durante as férias


Crédito: Envato Elements
Ao decidir fazer uma viagem de família levando os pets, não basta fazer as malas, entrar no carro e ‘cair na estrada’; é importante seguir algumas instruções para garantir a segurança e o bem estar do cão e da família; especialista em comportamento animal Cleber Santos lista cuidados para curtir a viagem sem estresse


Viajar nas férias em família é sempre divertido, principalmente se o “time” estiver completo, com todos os integrantes. E por que não incluir no grupo os “filhos” ou “irmãos” de 4 patas, os cãezinhos de estimação? Porém, não é tão simples levar o pet conosco na hora de sair da cidade, e é preciso adotar alguns cuidados para garantir a segurança, e para que todos aproveitem.

Pensando nisso, o adestrador e especialista em comportamento animal Cleber Santos, da ComportPet, orienta sobre algumas medidas para evitar transtornos. “As viagens com os animais de estimação podem ser muito boas, pois, além de fazerem companhia, os bichinhos também enchem o lugar de alegria. Contudo, deve-se ficar atento a eventuais dificuldades em relação à adaptação, ao transporte, às vacinas necessárias, à temperatura adequada e à alimentação”, alerta o especialista.

Confira todas as dicas:

Planeje com antecedência
Uma viagem com a família e com os pets necessita de uma pré organização e programação, para que não ocorra empecilhos e com a presença dos bichinhos.

Todas as decisões devem ser tomadas com antecedência quando se pretende viajar levando os animais. Por exemplo: confira se o hotel em que se hospedar aceita bichos de estimação, se há locais seguros e adequados para deixá-los no caso de um passeio sem o pet, etc”, comenta.

Leve somente os itens essenciais para o pet
Segundo Cleber, em uma viagem, é importante levar os objetos e acessórios que os pets irão precisar ou sentir falta- como brinquedos, produtos de higiene, remédios, coleira, cobertores, roupinhas e ração. No entanto, cuidado com os exageros, não é viável levar tudo que o cão tem em casa.

“Por isso separe uma mala apenas para os pertences do pet, e faça uma lista para não esquecer nada que seja essencial”, aconselha o especialista.

Cuide da identificação e segurança.
Para todo lugar que levar seu amiguinho de 4 patas, (principalmente em viagens), o tutor deve se atentar com sua segurança e proteção.

“É sempre recomendado colocar identificação na coleira do pet, com nome, endereço e número de telefone dos tutores. O uso constante da guia e coleira também é imprescindível para evitar maiores problemas”, ensina Cleber

Certifique-se das vacinas e cuidados médicos
Por razões de saúde, antes de qualquer viagem, é indispensável que os tutores chequem quais vacinas são necessárias para que seus bichinhos de estimação possam curtir o passeio de forma segura e divertida.

“Para viajar com animais dentro de certos continentes é obrigatório por lei que os mesmos estejam com as vacinas em dia, como por exemplo, a vacina anti-rábica”, diz o especialista. Mesmo sem solo  nacional, projeto de lei do Congresso Nacional exige que “para viagens com animais, a carteira de vacinação deve estar atualizada, na qual conste, ao menos, as vacinas anti-rábica e polivalente.”

“Por isso, para evitar problemas e garantir a saúde e o bem-estar do cão, certifique-se que as vacinas estão em dia. Isso é primordial mesmo estando em sua cidade, e torna-se ainda mais importante na hora de viajar”, explica.

Garanta transporte adequado
Para segurança e bem-estar dos pets, é fundamental escolher bem a forma como eles serão transportados, levando em consideração seu porte, estado físico e psicológico.

“O trajeto da viagem pode ser perigoso para os bichinhos se não escolhermos a melhor e mais adequada forma de transportá-los. Capas protetoras, cadeirinhas, cintos de segurança próprios para pets e caixas transportadoras são importantes para garantirmos a segurança do cão na estrada”, recomenda Cleber.





Cleber Santos - Especialista em comportamento animal, atua como adestrador de cães há 12 anos, quando cuidava do canil de treinamento durante o serviço militar. Trabalhou para grandes canis do interior de São Paulo, treinando cães de policiais de todo o Brasil. Além da experiência profissional, fez diversos cursos, estágios e especializações, inclusive em outros países - Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile e Alemanha. Desde 2010, está também à frente da ComportPet, centro que oferece consultoria comportamental, adestramento e serviços de hotelaria e creche, além de atendimento veterinário, estética animal e terapias alternativas para pets, como a musicoterapia. É um dos únicos profissionais do Brasil que também adestra gatos, e vem sendo requisitado como adestrador de pets de famosos, entre eles o DJ Alok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados