Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de junho de 2019

10 PASSOS PARA ENCONTRAR UM EMPREGO QUE DÁ “MATCH” COM VOCÊ E TE LEVA AO SUCESSO PROFISSIONAL


Com 13 milhões de brasileiros desempregados, ter sucesso profissional parece missão impossível. Porém, a oscilação econômica traz problemas para as empresas encontrarem mão de obra qualificada e essa é a grande oportunidade para o profissional que gera resultado. Por isso, vale a pena saber como encontrar uma vaga que tenha a ver com o seu potencial e assim alavancar a carreira



Nova pesquisa do IBGE mostra que o desemprego recuou para 12,5%, mas que ainda há 13,2 milhões de brasileiros desempregados. A taxa de subutilização da força de trabalho subiu para 24,9%, isso significa que um em cada quatro brasileiros em condições de trabalhar está desempregado, subutilizado ou desistiu de procurar um emprego. Dentro de um cenário tão pessimista, conheça as dez atitudes que auxiliam um profissional de resultado a encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, alinhada com a aptidão para ser muito bem-sucedido.

Segundo o especialista em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, diretor da Pactive Consultoria e autor do best-seller “Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo”, antes de buscar uma oportunidade de trabalho, primeiro é preciso conhecer a própria personalidade para definir o seu posicionamento profissional ideal. Isso significa, reunir todas as informações sobre “quem você é” e onde esse seu jeito de ser poderá ser mais bem utilizado e aí sim, obter êxito na carreira. Para isso, há dez passos, indicados pelo consultor, que são como um guia para todos aqueles que querem fazer essa jornada e potencializar ao máximo o sucesso no mercado de trabalho.

1)   Invista tempo para conhecer a sua personalidade -  Sua personalidade é seu patrimônio mais valioso, e você precisa procurar funções que tenham a ver com seu jeito de ser. Isso porque, cientificamente está comprovado que mudar radicalmente a personalidade, ainda que por pouco tempo, ou realizar tarefas para a qual não se tem aptidão, gera um enorme consumo de energia e pouco resultado.  Tentar executar um papel que não tem a ver com seu estilo natural é mau negócio.

2)  Diminua seus vieses – Inconscientemente distorcemos os fatos porque enxergamos o mundo conforme nossos filtros e assim tomamos decisões erradas.
Em termos práticos, insistimos em empregos ruins, profissões para as quais não temos talento ou negócios inviáveis por não os avaliar corretamente. Assuma a existência de seus vieses para que eles tenham efeitos menos negativos e você seja capaz de tomar decisões mais conscientes, sem distorções sobre a realidade.

3)  Use suas características estruturais mais marcantes – Se você tem personalidade dominante, busque uma vaga de liderança. Se é pacífico, mire em uma oportunidade em que competir não faça parte do seu dia a dia. Se for extrovertido, procure  um local em que seu carisma possa cativar pessoas. Se é tímido, você será feliz se usar ainda mais seu poder de concentração e puder falar pouco. Se é impaciente, se sentirá confortável se puder usar sua agilidade em sua rotina. Se é calmo, busque um ambiente tranquilo para aproveitar melhor sua consistência. Se é perfeccionista, você se dará bem em um ambiente em que tenha que seguir regras. Se é criativo, procure um local que te dê muita liberdade para produzir e metas a longo prazo. O emprego que te leva a ter sucesso utiliza o máximo seus comportamentos mais marcantes.

4)    Satisfaça suas motivações –Para deixar a lista dos 13 milhões de desempregados é preciso ser a pessoa certa no lugar certo. E para isso é fundamental saber o que realmente te motiva. Se dinheiro é sua motivação, priorize trabalhos que deem oportunidade de remuneração. Se prefere segurança, procure funções em que a estabilidade seja um benefício. Quando o aprendizado for sua prioridade, busque empresas conhecidas como escolas, mesmo que paguem menos ou não proporcionem estabilidade. Ao preferir reconhecimento, procure um trabalho em que possa se destacar rapidamente. Nesse caso, pequenas empresas podem ser interessantes, pois necessitam formar líderes com rapidez.  E se autorrealização é seu motivador, busque um trabalho alinhado com sua “missão de vida”.

5)   Use seus principais talentos - Seja ele artístico, esportivo, relacional, linguístico, naturalista, lógico, executor, empreendedor ou criativo, para se encontrar na carreira e ter resultado é fundamental descobrir as atividades nas quais você se destaca e treinar muito. Afinal, ter talento não significa que as coisas estão resolvidas. Perseverar e demonstrar suas habilidades em todas as situações possíveis, é primordial para ter excelentes resultados em sua carreira.

6)   Intensifique suas atitudes positivas – Elas funcionam como um acelerador para você se posicionar mais rapidamente onde almeja. Então, se você tem alta disposição, faça disso um slogan. Se é pontual, use isso a seu favor. No mundo atual, em que pouca gente cumpre tudo o que promete, o profissionalismo talvez seja a atitude que mais impulsione sua carreira. Se tem temperança, além de equilibrado, você tem habilidade para mediar conflitos. Se você busca um emprego que faz sentido para você, detalhe suas atitudes positivas na entrevista. Isso chamará a atenção do recrutador e, no futuro, do seu líder.

7)   Atenue seus pontos limitantes – Apatia, procrastinação, aversão aos estudos, resistência, pessimismo, descompromisso e insegurança são considerados pontos fracos. Reconheça qual desses limites está prejudicando seu desempenho.

8)   Invista tempo no que vale a pena – Fuja do piloto automático porque ele te cega e diminui seus resultados. Apenas quando se tem consciência do que te domina, é possível tomar decisões mais assertivas para posicionar-se profissionalmente. 

9)   Faça prática deliberada – Não poupe esforços para melhorar seu desempenho. O fato é que você precisa de pelo menos dez mil horas de prática, ou seja, de cinco a dez anos de experiência, para se tornar excelente em seu campo de atuação

10)              Apresente-se – Mostre ao mundo quem você é. Busque oportunidades profissionais em que suas qualidades sejam valorizadas. Seja explícito ao descrever sua personalidade, inclusive, no seu currículo. Isso não diminuirá suas chances de ter um emprego. Pelo contrário, aumentarão as chances de trabalhar em lugares que tenham estreita relação com o seu perfil, sua motivação, seu talento e atitudes marcantes. Se seguir esse roteiro, terá grandes chances de encontrar o posicionamento profissional para ser muito bem-sucedido e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados