Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Qual a importância do “Impacto Tridimensional” para o nosso organismo?



   A nossa perfeita embriologia é composta por 3 tecidos que precedem tudo o que nós somos. Toda nossa estrutura física, orgânica e emocional já está pré formada na 4ª semana gestacional. Assim que vai ocorrendo o desdobramento do embrião, cada tecido vai tomando forma e se transformando nos músculos, articulações, nosso sistema nervoso e os órgãos. Isso é a base para entendermos o porquê daquelas dores tidas como psicológicas ou nervosas.

    Esses 3 tecidos são interligados por um tecido especifico, o tecido conjuntivo. Isso quer dizer que quando vivemos uma situação na nossa vida, poderemos ter um impacto “tridimensional”. Vamos dar um exemplo: um adolescente de 16 anos de idade chega no consultório com dores de estômago. Ele já foi ao médico, já fez exames específicos e tem um diagnostico de gastrite nervosa. Faz uso de medicamento em momento de crise. Ele relata também que quando come pão, a dor também aparece. Quando questionamos o jovem sobre sua vida, identificamos que ele passa por problemas na escola. Um grupo, no qual ele fazia parte, não o querem mais, estão o rejeitando. Sabemos que nosso estômago recebe alimentos, mas ele também recebe informações. Quando não aceitamos algo ou nos sentimos contrariados, nosso estômago não vai fazer essa “digestão” da situação, podendo assim gerar uma sobrecarga sempre que vivemos a mesma sensação de contrariedade, no caso dele. O pãozinho que antes não gerava dor, agora é uma grande sobrecarga, porque ele come todos os dias antes de ir pra escola e o corpo associa como uma premissa de um conflito que irá acontecer.

      Cada tecido embrionário tem uma função e é fragilizado quando vivemos situações especificas. Segundo o médico alemão, Dr. Hamer, o tecido ectodérmico, de uma maneira geral, se fragiliza diante de separações. O tecido endodérmico se fragiliza diante de situações tidas como vitais pelo organismo. Já o tecido mesodérmico se fragiliza diante de impotências. No exemplo acima, o organismo pode ser impactado de 3 formas biológicas: Rejeição, tida pela natureza como vital. Animais rejeitados de seu clã são fáceis de serem atacados e nós temos essa informação inscrita no nosso cérebro instintivo. E pelo jovem não poder fazer nada sobre o assunto, nem mesmo contar para seus pais, ele se sente impotente diante dessa separação que teve no grupo de amigos, isso demonstra o impacto, de uma mesma situação, vivida de 3 formas diferentes e manifestada por uma dor de estômago.

   É muito importante ressaltar que ninguém reage da mesma maneira. Eu ou você, diante da mesma situação, poderíamos ter como sintomas, diversas outras coisas, como insônia, enxaqueca, diarréia, depressão, etc, mostrando que não é a situação em si que determina qual sintoma teremos, e sim de que maneira eu percebi aquela situação. São diversas variáveis que identificamos durante a sessão de microfisioterapia que vão nos guiar para o bloqueio e possibilitar o melhor tratamento.





Dr. Diogo Christofolli - Atua há 11 anos em atendimento clínico como fisioterapeuta na região do grande ABC, na capital paulista e na cidade de Rio das Pedras. Formado pela Universidade Metodista conta com especializações internacionais em microfisioterapia e leitura biológica (medicina germânica), além de ser pós-graduado em acupuntura e disfunções musculoesqueléticas. O fisioterapeuta sempre participa de congressos e atualmente está cursando uma formação em fisioterapia integrativa.     Desde 2011 vem trabalhando com seus pacientes no tratamento através da microfisioterapia, onde obtém respostas muitos positiva no tratamento de algumas patologias relatados por eles. Também trabalha, como citado acima, com acupuntura e com a fisioterapia integrativa, que auxiliam no tratamento da microfisioterapia tornando p organismo mais funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados