Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Programa Clorofila comprova que conscientização é a melhor forma de proteger o meio ambiente



Programa, que há 27 anos contribui para mudança de hábitos da população, promove atividades especiais em Bertioga (SP) durante Semana do Meio Ambiente


Programa Clorofila
Festival Chefinho Saudável



A melhor forma de preservar o meio ambiente é a conscientização. E quanto antes, melhor. Exemplo disso é o Programa Clorofila de Educação Ambiental, que há quase três décadas tem promovido a conscientização ecológica em escolas de Bertioga (SP), ininterruptamente. Na Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, a entidade realizará ações especiais.

As atividades, como palestras, oficinas, feiras de troca, campanhas e o festival infantil Chefinho Saudável, serão realizadas simultaneamente ao longo da semana em diversos pontos da cidade. Atualmente, participam do Programa Clorofila cerca de 11 mil crianças e jovens de 24 escolas públicas e privadas de Bertioga.

O Programa Clorofila foi criado em 1992 e há 27 anos promove a conscientização através de cursos e oficinas, lidando com crianças e jovens, incentivando a criação e manutenção de hortas, concursos com temas ambientais, aulas de culinária sustentável, reciclagem de lixo e materiais usados, feiras de meio ambiente e uma assessoria pedagógica constante.

"O resultado do Projeto é facilmente perceptível", destaca Beatriz Pereira de Almeida, diretora de Marketing da Sobloco Construtora, empresa idealizadora e mantenedora do Programa. "Nós percebemos a mudança nos hábitos alimentares, nos costumes e na rotina das pessoas e na sua relação com o meio ambiente", explica.

Além disso, Beatriz enfatiza o efeito multiplicador das crianças. "Os conhecimentos aprendidos são levados para casa, onde os pais e irmãos também aprendem e passam a seguir essa vida mais saudável e ecológica", completa.

Professores e diretores também exercem funções fundamentais para os resultados e o impacto desejado. O programa conta com uma equipe exclusiva e permanente, constituída por uma educadora ambiental e uma engenheira agrônoma, além de especialistas para a formação de educadores e jovens alunos e de um time de apoio para a realização de todos os trabalhos.


Programa Clorofila de Educação Ambiental

O Programa Clorofila de Educação Ambiental foi criado e é mantido pela empresa Sobloco Construtora. Ele foi inspirado na Conferência Mundial ECO-92, realizada pela ONU, no Rio de Janeiro. Em 27 anos de atividades, o Clorofila já realizou 27 concursos com temas ambientais, que receberam a inscrição de mais de 350 projetos; promoveu 63 Feiras escolares de Meio Ambiente; formou 41 Comissões de Meio Ambiente compostas por alunos do ensino médio para a implantação de projetos dentro da escola; realizou 15 cursos de formação de professores, com 633 profissionais; ministrou 11 cursos de formação para alunos envolvendo 1.167 estudantes; organizou 17 cursos para pais de alunos e comunidade, atendendo 781 pessoas; promoveu o plantio e a manutenção de 24 hortas nas dependências das e scolas; organizou 34 paradas ecológicas envolvendo mais de 11 mil participantes; além de uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos.



Semana do Meio Ambiente

Local: cidade de Bertioga - SP
Encontro Educativo sobre Lixo e Oficina de Compostagem
4 de junho - Comunidade Vila da Mata – Guaratuba

Mini palestras e oficinas sobre Mata Atlântica
27 de maio a 6 de junho - EE Praia de Boracéia

Café da Manhã Sustentável e Quizz de perguntas sobre meio ambiente + Feira de Trocas
7 de junho – EE Praia de Boracéia

Feira de Trocas
4 a 7 de junho - 8 Escolas Estaduais

Festival Master Chefinho Saudável
7 de junho - EM José Inácio Hora
4 a 7 de junho - EM Giusfredo Santini
4 a 7 de junho - EM José de Oliveira Santos
4 a 7 de junho - EM Hilda S. Ribeiro
4 a 7 de junho - Colégio Metodista

Mini palestras e oficinas sobre Mata Atlântica
27 de maio a 6 de junho - EE Praia de Boracéia

Mostra de vídeos com debate para todas as classes
3 a 7 de junho - EE Maria Celeste
3 a 7 de junho - EE João Carlos R. Lopes

Jogos sobre meio Ambiente e Oficinas de Reaproveitamento de Materiais
3 a 7 de junho - EE Maria Celeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados