Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Procedimento rápido detecta e trata doenças importantes para a saúde da mulher


Procedimento é simples e detecta precocemente diversas doenças, como câncer de endométrio, por exemplo


Pouco  conhecida entre as mulheres, a histeroscopia é um procedimento que pode detectar e problemas complementando a avaliação do ultrassom: ajuda na definição das causas de sangramentos anormais, mal-formações uterinas, causas de infertilidade e abortos e pode já no mesmo momento tratar diversas dessas doenças, dentro do conceito mais atual chamado “see and treat - ver e já tratar”


A histeroscopia é um procedimento minimamente invasivo da endoscopia ginecológica que proporciona visão direta  e pode ser realizado, sem o uso de anestesia Se a mulher assim quiser. "Com uma câmera acoplada, o aparelho histeroscópio, que é bem fininho, segue pelo canal cervical e vagina chegando a cavidade do útero e amplia a imagem a ser pesquisada no monitor de tevê. Por não usar espéculo pode ser feito mesmo nas mulheres que são virgens ainda”, explica a Dra. Bárbara Murayama.

Cada mínimo detalhe da vagina, colo uterino e cavidade uterina onde fica a entrada das trompas podem ser explorados pelo aparelho. "Faz muita diferença quando a suspeita é de mioma e  pólipo,  malformações uterinas, infertilidade para o diagnóstico de endometrite crônica também.  Até 24% das mulheres possuem pólipos e até 25% das mulheres em idade fértil podem ter miomas. A endometrite pode causar infertilidade e abortos de repeticão se não for realizado o tratamento adequado. Frequentemente ela é assintomática, não aparece em exames de sangue, nem ultrassom, na maioria das vezes. O melhor exame é de fato a histeroscopia, pois até mesmo uma biópsia pode não ser tão conclusiva. A recomendação é que se houver suspeita pela histeroscopia que seja tratada com as medicações adequadas, pois o tratamento pode melhorar a fertilidade.


COMO FUNCIONA

“Para distender o útero e facilitar a visualização é injetado apenas soro fisiológico, essa distensão permite que a médica possa enxergar as possíveis formações dentro da cavidade," completa a Dra.

Há diversos procedimentos como algumas polipectomias, alguns miomas pequenos e até correção de septo, além de biópsias que podem ser realizadas no mesmo momento do diagnóstico, e, a mulher pode voltar às atividades de rotina no mesmo dia. Essa pequena cirurgia também é possível para certos casos de mioma. A maioria das pacientes sente apenas uma pequena cólica durante o exame. Mas é claro que o limite de dor de cada mulher deve ser respeitado já que é variável, portanto, pode-se preferir o procedimento com anestesia para algumas mulheres e até a histeroscopia cirúrgica em casos de procedimentos maiores como miomas etc.





BARBARA MURAYAMA - Médica Ginecologista da Gergin Ginecologia. Especialista em Histeroscopia e Videolaparoscopia. Coordenadora da Equipe de Ginecologia do Hospital 9 de Julho
 Instagram: @barbara.murayama

Um comentário:

Posts mais acessados