Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Pesquisa inédita revela o impacto da metástase em pacientes com câncer de próstata


Cerca de 7 em cada 10 pacientes têm vida afetada com o avanço da doença; um terço, no entanto, mantém uma postura positiva acerca dos novos tratamentos


O surgimento de metástase prejudica significativamente a qualidade de vida da maioria (67%) dos pacientes com câncer de próstata, e quase 75% afirmam que tiveram que deixar de realizar atividades rotineiras – como trabalho, lazer e exercícios físicos – por causa do avanço da doença. Esses foram alguns achados da pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a pedido da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson. O levantamento buscou entender como os pacientes lidam com o câncer de próstata e os principais impactos da doença, incluindo diversos aspectos de suas vidas: físico, psicológio, emocional, social e econômico. No Brasil, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 68.220 novos casos em 2019.

Perfil dos pacientes

Durante a pesquisa, foram entrevistados 200 homens acima dos 40 anos, diagnosticados com câncer de próstata há mais de dois anos, divididos em grupos de pacientes metastáticos e não metastáticos, em 13 capitais (Belém, Manaus, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Goiânia).

Os pacientes ouvidos tinham, em média, 64 anos de idade e conviviam com o câncer de próstata há cerca de 5 anos. Metade deles era aposentada (52%), enquanto 37% continuavam trabalhando e 12% estavam desempregados. Destaca-se que o grupo de pacientes metastáticos apresentou uma taxa 33% maior de desemprego em comparação àqueles com a doença em fases mais iniciais.

Diagnóstico

O levantamento revela que um em cada três homens nunca procurou um médico como medida preventiva, apenas recorrendo um a um especialista depois de apresentar algum sintoma. Mesmo assim, os participantes da pesquisa demoraram, em média, seis meses para buscar atendimento após o surgimento de sintomas, como fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite e dores (no quadril, coxas e ombro prodominantemente). Essa atitude reativa perante o cuidado com a própria saúde reflete-se também em outro dado alarmante, que aponta que 51% dos pacientes metastáticos disseram já se encontrar nesse estágio da doença no momento do diagnóstico.

Segundo a pesquisa, os pacientes passam, em média, por 2,6 profissionais até chegar ao diagnóstico de câncer de próstata. O urologista foi o profissional procurado por 46% dos entrevistados após os primeiros sintomas, enquanto 37% recorreram a um clínico geral. A maior parte dos diagnósticos foi realizada pelos urologistas (69%).


Impacto da doença

Sete a cada dez pacientes em fase metastática declararam que o avanço da doença representou uma piora significativa em sua qualidade de vida, que foi comprometida principalmente por fraqueza (32% das respostas), dores gerais (27%) ou dores nos ossos (27%). Esse impacto também é percebido pela necessidade de abandonar atividades rotineiras. O levantamento identificou que o número de pacientes em fase metastática que precisou parar de trabalhar foi quase duas vezes superior ao daqueles em fases menos graves da doença (57% versus 27%, respectivamente).

Outro reflexo do avanço da doença se dá no aspecto do convívio social. O número de pacientes metastáticos que declararam deixar de realizar atividades deste âmbito foi quase três vezes superior ao grupo daqueles em que a doença está em fases mais iniciais (31% versus 11%). Além disso, 80% dos entrevistados afirmaram que que o câncer de próstata impactou a vida sexual, tendo prejudicado também o relacionamento com a(o) parceira(o) para 46% deles.

A pesquisa apontou ainda que as primeiras reações ao receber o diagnóstico do câncer de próstata foram medo, tristeza e preocupação. Para o grupo de pacientes metastáticos, alguns  sentimentos negativos apareceram de maneira ainda mais acentuada, com o dobro de homens deste grupo afirmando que sentiram medo e/ou desespero no momento do diagnóstico em comparação aos pacientes menos graves. Entretanto, ao longo do curso do tratamento, esses sentimentos vão ficando menos intensos e abrem espaço para esperança, tranquilidade e alívio.

Um reflexo desses impactos emocionais e mentais é que aproximadamente duas vezes mais pacientes metastáticos (31%) procuraram apoio psicológico em comparação àqueles que não tinham metástase (17%). A psicóloga Luiza Polessa, membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), fala sobre a importância da assistência multidisciplinar:

“É necessário olhar o aspecto psicossocial da doença, uma vez que a pessoa pode, de repente, deixar de ser produtiva socialmente ou intelectualmente. Além disso, os indivíduos precisam lidar ainda com outras questões associadas ao câncer, como disfunção erétil, que descaracterizam a identidade do homem de uma maneira muito significativa”.

Apesar da grande carga emocional, percebe-se que a doença está deixando de ser considerada um tabu, uma vez que apenas um terço dos entrevistados disse sentir-se constrangido ou ter vergonha de falar sobre a enfermidade com outras pessoas.

Tratamento
O intervalo médio identificado entre os primeiros sinais da doença, o diagnóstico e o começo do tratamento foi de 15 meses. De acordo com a pesquisa, 71% dos pacientes sem metástase fizeram cirurgia e radioterapia. No grupo metastático, 39% disseram ter feito cirurgia, radioterapia e estar em tratamento medicamentoso.

“O diagnóstico precoce é a chave para cura, pois de cada 10 pacientes com doença localizada apenas na próstata (ou seja, câncer não-metastático) de oito  a nove serão curados” explica o Dr. Fernando Maluf, oncologista clínico e diretor médico do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

Um novo medicamento, já disponível no Brasil, demonstrou adiar o surgimento de metástase do câncer de próstata, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente. Estudos mostram que a apalutamida, da Janssen, diminuiu em 72% o risco de progressão para metástase ou de morte e proporcionou 40,5 meses de sobrevida livre de metástase (mediana), o que representa um ganho de dois anos quando comparado ao placebo (mediana de 16,2 meses)[1]. Os principais eventos adversos de apalutamida foram fadiga, hipertensão e rash cutâneo1.

A apalutamida é um remédio que bloqueia o mecanismo pelo qual o câncer de próstata cresce, evitando que o hormônio masculino alimente as células tumorais. “Este novo medicamento se mostrou capaz de reduzir o risco de metástases nos ossos e morte, o que significa evitar dores, fraturas e compressão de estruturas nervosas, proporcionando ganho relevante na qualidade de vida para o paciente”, comenta o Dr. Maluf.

A pesquisa foi realizada no período de 27 de novembro de 2018 à 20 de fevereiro de 2019, por meio de questionário aplicado presencialmente ou por telefone. A amostra divide-se em 30% de pacientes metastáticos e 70% de não metastáticos. A margem de erro considerada foi de 7 pontos percentuais. 




Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.





[1] Small E., et all. SPARTAN, a phase 3 double-blind, randomized study of apalutamide (APA) vs placebo (PBO) in patients (pts) with nonmetastatic castration-resistant prostate cancer (nmCRPC). Abstract #161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados