Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de maio de 2019

O que é Saúde Integrativa, afinal


 
Técnica de atendimento que inclui diversas ferramentas para ampliar resultados, a Saúde Integrativa tem se tornado uma aliada forte da saúde ampla, já que oferece recursos para cuidar do corpo, da mente e da rotina.


Para Sergio Bastos Jr, fisioterapeuta com formação em Microfisioterapia e outras técnicas complementares, a escolha por trabalhar com Saúde Integrativa surgiu da necessidade de ir além do atendimento em consultório: “muitas vezes, percebíamos que o problema do paciente não estava apenas na má postura, nas memórias traumáticas e nas crenças limitantes, mas também estava na alimentação, nas escolhas de leitura, de horários, de programação de vida. Claro que, muitas vezes, o próprio quadro de dor ou doença acabava impedindo escolhas mais saudáveis e ajudava muito, em casos assim, estar presente na hora de promover saúde em outras áreas da vida, inclusive encontrar uma carreira, por exemplo”, explica.

Apostar na Saúde Integrativa foi, então, um passo decisivo para ampliar atuação: “estar presente não apenas no momento da consulta, mas no dia a dia do paciente, ajudando a fazer escolhas mais conscientes e que estejam mais alinhadas com a sua saúde física, mental e emocional torna o trabalho ainda mais consistente”, enfatiza Sérgio. “Nossa formação, aqui na Biointegral Saúde, nos permite, como fisioterapeutas, trabalhar com o físico e com as emoções. Somos formados em Microfisioterapia, com os criadores da técnica, em Psych-K, em Terapia Manual e outras técnicas que usamos para encontrar fatores que estão além das queixas do paciente”, enfatiza.

Por isso, Sérgio e sua equipe atendem pessoas com depressão, crises de ansiedade, alergias as mais diversas, problemas de relacionamentos, que tenham distúrbio de sono e alimentação, entre muitos outros. E, ele revela, desses problemas, a maioria não tem apenas uma causa: “é preciso investigar, corpo e mente, memórias e rotina, para entender o que está causando dores, sintomas e perturbações. Somos seres complexos e ricos em estímulos e informação. Usar apenas uma forma de entender um problema pode não ser suficiente e por isso a Saúde Integrativa, para nós, é a melhor opção”.


Quando usar a Saúde Integrativa?

Sérgio explica que a Saúde Integrativa pode ser o caminho quando, além de tratar um sintoma, também queremos ganhar em qualidade de vida: “entender como é o seu funcionamento diante das decisões que precisam ser tomadas, das muitas opções a que somos apresentados todos os dias, permite que você entenda os propósitos de cada passo que dá. Ao invés de simplesmente seguir o que dita a sociedade e a família, por exemplo, você se permite fazer escolhas autorais e cheias de sentido e significado”.

Além disso, o especialista lembra que a Saúde Integrativa também é uma ótima opção para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, incluir exercícios e meditação na rotina, entender quais os melhores horários pessoais para cada elemento e garantir que haja saúde de dentro para fora e de fora para dentro, no que pensamos e sentimos, e no que consumimos.

“Nós somos todos essa mistura de memórias, crenças e escolhas que interferem diretamente no nosso bem-estar e na maneira de olharmos o mundo. Se estivermos abertos para tratamentos que, muito além de medicação, possam inserir em nossa vida outras formas de perceber o que sentimos e como nos comportamos diante do novo, certamente, teremos resultados mais rápidos e duradouros. Na Saúde Integrativa, o foco não é a doença, mas o seu bem-estar em todos os âmbitos da vida”, finaliza Sérgio.




Biointegral Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados