Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de maio de 2019

No mês da Insuficiência Cardíaca, Instituto Lado a Lado pela Vida lembra que 62% dos brasileiros desconhecem que têm o problema



No ano de 2017 foram registrados 208.311 internações pelo  SUS por causa da doença; cerca de 50% destes pacientes voltam a ser hospitalizados em até seis meses depois da alta



Maio é o mês de conscientização para a prevenção da insuficiência cardíaca – também chamada de doença do coração fraco e considerada a via final decorrente de diversas agressões ao coração. Ela é caracterizada pela incapacidade do coração de bombear adequadamenre o sangue para o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do organismo. Para suprir essa necessidade, o coração começa a se esforçar e a trabalhar cada vez mais, podendo levar a dilatação do coração, piorando ainda mais o funcionamento cardíaco.

“Trata-se de uma doença séria com origem em diversas causas, sendo as principais delas o infarto e a   pressão alta. Pelo fato dos pacientes não a reconhecerem como uma doença crônica e hesitarem em aderir ao tratamento, ela causa morte súbita ou progressiva pela evolução da doença. Porém, com o poder do compartilhamento de informação e um diagnóstico prematuro é possível reverter e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma Marlene Oliveira, presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Para Marlene, o tema pede atenção porque, mesmo sendo mais letal do que certos tipos de câncer, cerca de 62% da população desconhece a insuficiência cardíaca, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos a pedido da Novartis. “Sem conhecimento, a população tende a continuar cometendo os excessos de sempre sobre o coração, causando ainda um grande impacto econômico no setor da saúde”, reflete a empreendedora social.


Dados alarmantes sobre a Insuficiência cardíaca

São diversos fatores que podem levar a pessoa a ter insuficiência cardíaca: hipertensão arterial, doença arterial coronariana (levando ao infarto do miocárdio), dislipidemias e diabetes. Além desses, há os fatores de risco não modificáveis, como idade, sexo e composição genética, e os comportamentais como tabagismo, alimentação inadequada (altamente calórica e hipoproteica) e inatividade física. Todos esses fatores de risco, em conjunto, expõem a população à IC.

Pela incapacidade do coração em se contrair e/ou relaxar adequadamente, existe um acúmulo progressivo de líquidos nos pulmões podendo se refletir em intolerância ao exercício, falta de ar ao deitar e   tosse seca. A incapacidade de manter o fluxo de sangue adequado no restante do organismo pode levar a outros sintomas como fraqueza , astenia, inchaço nas pernas e abdome.

O número de indivíduos que morrem de insuficiência quando chegam ao hospital no Brasil é duas vezes mais alto do que nos Estados Unidos e três vezes mais elevado em relação à Europa. “Infelizmente é frequente que o paciente só chegue ao médico quando o problema já está avançado o que reduz as chances de sucesso do tratamento”, afirma Dra. Ariane Macedo, cardiologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Ela completa que, com o envelhecimento da população, nos próximos 15 anos, haverá mais 2 milhões de brasileiros com insuficiência cardíaca, uma vez que a idade é um fator de risco para a doença.

*Dados da Rebric (Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca).



Estilo de vida é fundamental para evitar a doença

Silenciosa, a insuficiência cardíaca possui evolução lenta e pode levar décadas para alcançar o estágio mais grave. Por isso, os cardiologistas ressaltam a importância de diagnosticá-la precocemente, em uma fase em que o tratamento adequado pode recuperar a função do coração . “Para obtermos sucesso no tratamento, é fundamental cortar os elementos de agressão. Ajustar o estilo de vida é preponderante, quando falamos em combate à insuficiência cardíaca”, explica Dra. Ariane.

Assim como as demais doenças do coração, podemos realizar a prevenção da insuficiência cardíaca por meio da adoção de hábitos saudáveis, com a prática regular de atividade física, alimentação balanceada, não fumar e evitar o estresse.
É preciso também criar o hábito de visitar um cardiologista regularmente. “Com avaliações médicas periódicas, é possível  identificar e corrigir os fatores de risco que possam desencadear o desenvolvimento da doença”.




Instituto Lado a Lado pela Vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados