Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

Fumo provoca e agrava doenças renais


 Maior causa de mortes evitáveis no mundo, tabagismo aumenta riscos de insuficiência renal, câncer, pedra no rim e incontinência urinária


O Brasil tem 20 milhões de fumantes, segundo o Ministério da Saúde, e 428 pessoas morrem por dia no país por doenças provocadas pelo cigarro, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A dependência do fumo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS) e já não é novidade entre a população sua relação com o desenvolvimento de câncer e problemas cardíacos e respiratórios. O que nem todos sabem é que o fumo também provoca e agrava doenças renais.

“O tabagismo está entre as principais causas dos cânceres de rim e de bexiga, aumenta a probabilidade de formação de cálculos renais e pode também causar incontinência urinária”, diz o médico nefrologista Bruno P. Biluca, da Fenix Alphaville.

A fumaça do cigarro leva ao organismo, em apenas uma tragada, mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Essas toxinas, explica o especialista, se acumulam nos rins, que não conseguem filtrar adequadamente todas essas substâncias. “Os rins ficam sobrecarregados e a exposição a essa alta concentração de agentes nocivos pode provocar uma série de doenças”, afirma. O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, alerta para os danos à saúde causados pelo cigarro e, segundo o nefrologista, é uma oportunidade para as pessoas se informarem e refletirem sobre seus hábitos.

Entre as substâncias presentes no cigarro está o alcatrão, um composto que tem mais de 40 elementos comprovadamente cancerígenos, de acordo com o Inca. Estudos mostram que os fumantes têm risco de duas a três vezes maior de ter câncer de rim e de bexiga em relação aos não fumantes. “O fumo está entre os principais fatores que levam ao desenvolvimento desses tipos de tumores e muitos casos poderiam ser evitados”, alerta o médico. Dados do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostram que o cigarro é responsável por 65% dos casos de câncer de bexiga em homens e 25% nas mulheres.

O tabaco provoca ainda a formação de placas nas artérias, reduzindo o fluxo de sangue em circulação e contribuindo para o surgimento dos problemas de pressão. A hipertensão, lembra Biluca, é reconhecidamente um dos principais fatores de risco para a doença renal crônica.

Segundo o nefrologista, pesquisas realizadas na última década têm mostrado uma ligação ainda mais direta entre o hábito de fumar e os problemas nos rins. “Estudos científicos apontam que o fumo não só aumenta as chances de comprometimento das funções renais como também pode acelerar a sua progressão nas pessoas que já têm a doença renal crônica, especialmente se forem hipertensas ou diabéticas. Essa relação entre o fumo e o agravamento das lesões nos rins é relativamente recente, mas já há uma série de evidências da evolução mais acelerada da insuficiência renal em fumantes”, afirma o médico.

Outros efeitos do tabaco no sistema urinário são a maior probabilidade de formação dos cálculos renais, as populares pedras nos rins, e a perda involuntária da urina pela uretra. Isso ocorre, de acordo com Biluca, porque as substâncias que compõem o cigarro provocam a irritação das paredes da bexiga, alterando o funcionamento do músculo responsável pelos movimentos de contração, para expulsão da urina, e de relaxamento, que permite que se encha novamente. A superestimulação do músculo pode levar ao aumento da frequência urinária e até à incontinência.


SAIBA MAIS

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) com objetivo de atrair a atenção do mundo para a epidemia do tabagismo e para as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo. Entre as mais de 4,7 mil substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro estão o monóxido de carbono, metais pesados, elementos radioativos, agrotóxicos e venenos. Uma das principais, a nicotina, é descrita pela OMS como uma droga psicoativa com alto poder de gerar dependência e sua ação sobre o sistema nervoso central é comparada à da cocaína e heroína. O tabaco, de acordo com a organização, provoca mais de 50 doenças diferentes e é comprovadamente uma das principais causas de diversos tipos de câncer, entre eles os de bexiga e rim.

O funcionamento normal dos rins é vital. São eles os maiores responsáveis pelo equilíbrio da química interna e de líquidos e sais do corpo, com um sistema de filtração que elimina as toxinas do sangue. Também atuam na formação do sangue, dos ossos e na regulação da pressão sanguínea. Os cuidados gerais com a saúde e manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e uma boa hidratação, ajudam a proteger os rins. Doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e o tabagismo são fatores que podem comprometer a função renal. Quando os rins já não funcionam corretamente, pode ser necessário fazer diálise. Na maioria das vezes, o tratamento deve ser feito para o resto da vida se não houver possibilidade de transplante renal.



Fenix Alphaville
Edifício Medic Life, na Avenida Copacabana, 112, 1º andar, em Alphaville, Barueri-SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados