Erros técnicos, de navegabilidade e até de SEO são capazes de prejudicar os negócios onlines; saiba como se prevenir
O número de vendas pela internet está crescendo
exponencialmente, seja por meio das lojas virtuais ou dos marketplaces. De
acordo com previsão da Abcomm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o
comércio eletrônico brasileiro deve crescer 16% até o final de 2019 e o volume
de vendas deve chegar a R$ 79,9 bilhões.
Cada vez mais, o nível de concorrência
que os empreendedores enfrentam no mundo digital também aumenta e para driblar
esse cenário é preciso estar atento às novidades do mercado e tecnologias que
ajudam o lojista durante sua jornada empreendedora - além de construir uma
estratégia eficaz para as vendas pela internet.
“O lojista online pode perder vendas
por conta de detalhes pequenos e por isso é fundamental estar de olho em toda
jornada do cliente. Problemas com rastreabilidade, imagens dos produtos e
estrutura de URL são comuns em sites de e-commerce e podem ser resolvidos antes
de causar um problema maior para o empreendedor”, explica Frederico Flores,
especialista em marketplace e head de Negócios da Becommerce (www.becommerce.com.br) – maior plataforma para gestão de vendas em marketplace
da América Latina.
A Becommerce em parceria com
o Mercado Pago e a SEMRush - ferramenta de web analytics responsável por
entregar dados consolidados sobre buscas de usuários e posicionamento no Google
- preparou um e-book com os 80 Erros Mais Comuns nos Sites de E-commerce. Foram analisados cerca de 1300 lojas online, procurando
80 erros técnicos e de SEO capazes de prejudicar as vendas pela internet.
Frederico Flores separou abaixo os 4 principais erros e dá dicas de como os
lojistas podem otimizar seus negócios.
Rastreabilidade: é
importante que seu site seja fácil de rastrear. Se o seu conteúdo/página não
puder ser rastreado por quaisquer motivos, ele não será indexado no Google e o
seu site não será exibido nos resultados de pesquisa dos consumidores. Esse é
um erro comum que deve ser visto como prioridade por quem vende pela internet.
Estrutura de URL: o
Google recomenda manter a estrutura da URL simples, para que tanto os
rastreadores - robôs - quanto os humanos possam lê-los. Uma dica é usar hífens
ao invés de underlines, e garantir URLs curtas e com poucos parâmetros pode
ajudar também a melhorar a legibilidade do seu site.
Segurança de implementação de
HTTPS: a segurança do site é uma alta
prioridade para lojas virtuais. Um navegador que sinaliza uma conexão insegura
pode assustar seus clientes e impedir a compra. Migrar para HTTPs pode ser um
desafio, mesmo para as grandes empresas de comércio eletrônico. A maioria dos
sites analisados possui páginas com links para a versão antiga (HTTP) e páginas
com conteúdo misto, portanto, os mecanismos de pesquisa não sabem se a página é
segura.
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