Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

Envelhecimento com saúde: boa alimentação e rotinas saudáveis garantem qualidade de vida aos idosos



O processo de envelhecimento é o percurso natural da vida de qualquer ser humano, e se levarmos em consideração os hábitos e rotinas de cada um, esse período para algumas pessoas, acaba se tornando um grande desafio e não somente uma condição de existência.

De acordo com a projeção etária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o prospecto é o de que a população idosa cresça intensamente em 30 anos. Logo, a população caminha para uma vida mais duradoura, e dessa forma se torna necessária a adoção de cuidados e medidas saudáveis que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Uma das dicas mais importantes é manter uma rotina de exercícios desde cedo, pois assim o corpo se habitua a prática e desenvolve músculos e tecidos, que serão muito importantes para o bom envelhecimento do organismo. Manter uma vida ativa, além de repercutir no alcance de um aparato físico adequado, também ajuda a diminuir os níveis de estresse e depressão. Segundo a médica e geriatra da Clínica Penchel, Marayra França, os exercícios não podem faltar na vida dos idosos. “A sustentação de hábitos saudáveis auxilia na interação social, e ainda contribui para a saúde física e mental de pessoas idosas”, ressalta.

Dormir adequadamente também pode melhorar a qualidade de vida de quem está na melhor idade. Normalmente, a necessidade de sono diminui conforme o avanço dos anos, mas manter uma rotina de sono entre 7-8 horas pode proporcionar o descanso adequado do corpo e da mente.

Outra dica igualmente importante é a de sempre ingerir um cardápio rico e repleto de fibras e nutrientes. A terceira idade chega com muitos desafios, como a osteoporose, artrite e artrose, que são terríveis agravantes à saúde. “Incluir laticínios, fibras e grãos na alimentação diária, irá contribuir para o melhor funcionamento do corpo. Ainda é preciso lembrar a importância do consumo de muita água e de sucos naturais, pois eles irão ajudar a manter o corpo hidratado”, explica Marayra.

Acima de todo e qualquer desafio apresentado durante a melhor idade, o autocuidado deve ser uma das maiores prioridades no dia a dia das pessoas. Preocupar-se com a qualidade e procedência da alimentação; desenvolver hobbies que sirvam como uma terapia; e investir na participação em eventos e atividades na comunidade, é essencial para que os idosos possam se relacionar com outras pessoas e ter uma vida saudável e equilibrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados