Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Day off no dia do aniversário do filho e levar pet ao trabalho já são benefícios possíveis nas empresas



Embora a maioria das empresas brasileiras ainda ofereça benefícios básicos, especialista em desenvolvimento humano afirma que cenário está mudando positivamente


A prática de benefícios oferecidos pelas empresas tem crescido nos últimos anos e, de acordo com a mais recente Pesquisa de Benefícios da Aon - empresa de gestão de riscos, corretagem de seguros e consultoria em benefícios e capital humano -, feita com 536 empresas no Brasil, totalizando mais de 2,1 milhões de funcionários, os benefícios mais oferecidos pelas corporações são: assistência médica (99,8%), seguro de vida (94%) e assistência odontológica (92,4%).

Entretanto, quando observamos processos de inovação na oferta de vantagens para colaboradores, o número já começa a cair: apenas 56% das participantes oferece previdência complementar, 45,9% oferece algum tipo de auxílio de medicamentos e 22,4% investem em alguma forma de ação que esteja ligada diretamente à gestão de saúde.

Com estes dados é possível concluir que alguns “sonhos” em forma de benefícios e almejados por funcionários, podem se tornar ainda mais distantes. Em partes! Para algumas empresas, estes “agrados” já são uma realidade possível. E o melhor: aqui no Brasil.

Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano e autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, editora Gente, a tendência do crescimento de benefícios diferenciados se deve ao fato da mudança do mindset corporativo. “Com o aumento do uso das tecnologias, as empresas têm se tornado mais humanas e entendido a necessidade de reter talentos por outras formas além do aumento salarial”, explica.

Abaixo, três benefícios curiosos que já são implementados por algumas empresas aqui no Brasil:


1.Pets no trabalho

Não importante se é um gato ou um cachorro, ou mesmo, um animal exótico, a verdade é que muita gente adora ficar perto de seu pet. Uma pesquisa do Hospital Veterinário de Banfield, da Mars Petcare, nos Estados Unidos, identificou que sete em cada dez profissionais acreditam que seus animais melhoram positivamente o clima do local de trabalho.


2.Day off no dia do aniversário dos filhos  

Comum em muitas empresas, o day off concedido no dia do aniversário do colaborador é um benefício que agrada e impacta positivamente no clima da corporação e até mesmo na rotina e convívio familiar do funcionário. No entanto, a Elanco resolveu inovar e beneficia seus funcionários com um dia livre na data do aniversário de seus filhos, gerando uma relação de completa empatia entre profissional e empresas.


3.Licença paternidade

O direito a Licença Paternidade que vai de 5 a 20 dias, dependendo da empresa e segmento, passou a ser mais uma forma de beneficiar seus funcionários. Empresas como Natura, Marsh e Johnson&Johnson já estendem esse período, agradando os pais, mães e, claro, os bebês. O Twitter oferece a todo funcionário, inclusive no Brasil, licença parental de 140 dias (cerca de 20 semanas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados