Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de maio de 2019

Cresce preocupação com a saúde na terceira idade



Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, idosos estão mais preocupados com a saúde e tem medo de morrer. Para especialista, atividade física e convívio social diminuem riscos


A população idosa está crescendo no país. Segundo pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030, a quantidade de idosos no Brasil corresponderá a 1/5 de toda a população. Com esse crescimento, aumentou também a preocupação desse público com a saúde. Um estudo do Instituto Locomotiva detectou que 70% dos idosos afirmam estar mais preocupados do que há anos atrás, 34% tem medo de ficar doente e 26% afirmam ter medo de morrer.

Para Sandra Garaude Greven, geriatra do Solar Ville Garaude, as mudanças de estilo de vida e a seleção de hábitos saudáveis são a melhor forma de prevenir ou postergar o surgimento das doenças crônicas, e neurodegenerativas, que se tornam mais frequentes e se manifestam com mais intensidade com o avanço da idade. “Fazer exercício físico, manter relações sociais, ler, manter a mente ativa, procurar aprender coisas novas, ter desafios - sempre dentro das condições de cada um - estimulam o cérebro e o corpo para uma vida melhor e com mais qualidade”, pontua.  

Apesar de ser muito indicada nesse estágio da vida, Greven lembra que o exercício físico deve ser indicado individualmente, de acordo com a saúde e capacidade física de cada paciente. “O indicado é realizar atividades físicas com frequência superior a 3 vezes por semana. As atividades aeróbicas e de força muscular de intensidade moderada, além de exercício de resistência muscular são muito bem indicadas”, aconselha.

Para a especialista, os exercícios na água, como hidroginástica e hidroterapia são ótimas escolhas para a terceira idade. “A hidroterapia é um recurso fisioterápico baseado em condutas e exercícios personalizados para o tratamento ou reabilitação individual. Já a hidroginástica proporciona interação social, fortalecimento muscular, melhora o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório, com menos risco de sobrecarga e estresse de articulações, coluna e desequilíbrios com risco de queda”, explica.


Corpo são, mente sã

Além da realização de atividade física e de uma alimentação balanceada, é preciso ficar atento também aos fatores mentais e emocionais para envelhecer com saúde. “É preciso manter o interesse pela vida”, relembra Sandra Garaude Greven, geriatra do Solar Ville Garaude.

O exercício físico e a alimentação saudável também atuam sobre o cérebro de forma benéfica tanto na parte cognitiva como na emocional, mas não são tudo, conforme detalha a especialista. “Manter pensamentos positivos, ser otimista, fazer cosas que gosta, se divertir, ter amigos, sonhos, objetivos, também são formas de prevenir problemas mentais e emocionais”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados