Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Como fazer uma transição segura de empregado para empresário



Ter o próprio negócio é o desejo de 58% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report. Não à toa, 11,1 milhões de empresas foram criadas nos últimos 3,5 anos no Brasil, segundo o Sebrae-SP. De fato, há muitas pessoas deixando de bater ponto para realizar o sonho de ser empresário. Mas quando você decide iniciar um negócio, é preciso muita cautela, pois o universo do empreendedorismo é bem diferente do emprego fixo. Primeiro, é preciso ter a resposta para a seguinte pergunta: porque realmente eu quero abrir esse negócio?

Muitas pessoas decidem empreender por motivos equivocados. Há quem queira unicamente ganhar dinheiro, mas sem avaliar se possui o perfil dinâmico e aberto a riscos. Ou quem abre qualquer negócio simplesmente por parecer a solução mais rápida para sair de um emprego que não aguenta mais. Motivos assim não são fortes o suficiente para você seguir em frente quando as maiores adversidades surgirem.

Segundo Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona; ao começar um negócio próprio, é preciso escolher algo que você goste muito e que tenha conhecimento.

“Analise as condições do mercado, público-alvo, localização e, principalmente, se é mesmo o seu perfil. Ser empreendedor não é o glamour que muitos pensam e não representa garantia de sucesso. Você terá que trabalhar o dobro do que trabalhava no seu emprego até sua empresa engatar, começar a se pagar e a gerar lucro. Terá que tomar decisões difíceis, descobrir como conseguir o investimento para seu negócio e como vai se sustentar enquanto o projeto não gera receita. Poucos pensam sobre isso e, de repente, o fluxo de caixa entra em pane”, explica Vivian.

Para quem está desempregado, avaliar os recursos e economias é fundamental. Para quem está pensando em uma transição de carreira, uma mudança progressiva e planejada antes de largar o emprego é o recomendado. “Verifique se seu projeto de negócio é realmente interessante. Muitas vezes, e com a boa intenção de te motivar, as pessoas não lhe dirão a verdade sobre suas ideias. Portanto, fique atento. Se não está recebendo nenhum feedback negativo ou questionador, reflita”, pontua Vivian.

Segundo o monitoramento do Sebrae-SP, 27 em 100 empresas paulistas fecham no 1º ano, e 58% fecham até o 5º ano. Ou seja, menos da metade sobrevive. Por que isso acontece? De acordo com Vivian Wolff, a razão número um para a falência de um negócio recém-aberto é a falta de mercado para um determinado produto ou serviço.

“Muitas empresas se baseiam na estratégia de criar uma necessidade inexistente ou, em outras palavras, usam o ‘as pessoas não sabem que precisam de algum produto ou serviço até você convencê-las de que sim’. Essa premissa já foi defendida por grandes executivos, e às vezes até funciona, mas para a maioria não acontece com essa facilidade”.

Portanto, se você vai investir tempo e recursos na criação de um negócio, procure se certificar ao máximo que é o produto certo para o mercado certo.
Outras razões não menos importantes que justificam o fracasso são a falta de planejamento, de capital de giro, de equipe qualificada, de estudo sobre a concorrência, além de problemas com o preço oferecido.

Confira 5 fatores que contribuem para o fortalecimento do novo negócio

1 - A motivação: Para fazer algo bem, você tem que não somente gostar muito do que faz, mas acreditar no seu projeto

2 - O bom empreendedor: É aquela pessoa que continua quando todos parariam, que está disposto a dedicar tempo e dinheiro, falhar e recomeçar

3 - O produto ou serviço: Deve ser ideal e necessário para o mercado de atuação escolhido. Se não tem público para seu produto/serviço, a chance de fracassar é grande

4 - A equipe: Cuidar das pessoas que embarcaram na aventura de empreender com você é uma ótima estratégia para a saúde a longo prazo de todos, inclusive do seu negócio. Lembre-se de que há um limite que a maioria dos membros da sua equipe está disposta a tolerar. Doses de reconhecimento e gratidão devem estar sempre presentes

5 - O imprevisível: Tenha a clareza de que coisas inesperadas acontecem e que os prazos podem se estender muito mais do que o planejado. Você talvez demore mais tempo para levantar o financiamento que deseja ou para começar a gerar receita, mas executando os passos corretamente, em vez de rapidamente, você terá mais chances de conseguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados