Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo sofrem com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)¹



·        A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, duas das DII mais comuns, causam impactos consideráveis no cotidiano dos pacientes - em um único dia, por exemplo, o indivíduo pode ter de ir ao banheiro mais de 10 vezes para evacuar².


·        Se não tratadas, tais doenças podem trazer consequências graves³.


Maio é o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), que afetam mais de cinco milhões de pessoas ao redor do mundo. Conhecido como Maio Roxo, o período traz visibilidade para as DII com o objetivo de diminuir o estigma em torno das doenças e espalhar conhecimento, contribuindo para um diagnóstico mais precoce.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa estão entre as DII mais comuns. A Doença de Crohn se manifesta por uma inflamação crônica do trato gastrointestinal, que pode afetar desde a boca até o ânus³. Já a Retocolite Ulcerativa se manifesta por meio da inflamação do reto e do cólon, podendo ocasionar úlceras4. “São doenças crônicas cujas causas ainda não puderam ser identificadas com precisão, mas fatores genéticos, ambientais, e imunológicos são considerados em diversos estudos”, explica o gastroenterologista Dr. Flavio Steinwurz.

Segundo o especialista, entre os sintomas mais comuns estão diarreias frequentes, urgência em evacuar, dores abdominais, perda de peso e sangramento nas fezes5, o que impacta consideravelmente a qualidade de vida do paciente, principalmente, em atividades consideradas comuns como, por exemplo, trabalhar ou viajar. Ambas são doenças crônicas e podem ser diagnosticadas a partir do histórico clínico compartilhado pelo paciente e exames complementares e de imagem, como a colonoscopia, quando solicitados pelo médico6.

Apesar de não terem cura, tratamentos medicamentosos aliviam os sintomas, fazendo com que o paciente entre em remissão – sem manifestação sintomática. De acordo com o estágio da doença e características do paciente, as terapias utilizadas são medicamentosas e em casos mais graves podem precisar de intervenções cirúrgicas6.


Conscientização

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day, em inglês), acontece em 19 de maio. A data foi fixada em 2010, durante a Semana da Doença Digestiva, em San Diego, EUA. Após a escolha, maio ficou definido também como o mês para as ações de conscientização sobre as DII, assim como a fita na cor roxa. Atualmente, o Dia Mundial é coordenado pela Federação Europeia das Associações de Crohn e Retocolite Ulcerativa (EFCCA) e liderado por organizações de pacientes em 38 países espalhados em quatro continentes.

No Brasil, diversas associações se mobilizam durante o mês de maio para promover ações que buscam aumentar o conhecimento da população sobre as doenças. São caminhadas, panfletagens, iluminação de monumentos de diversas cidades ao redor do país, palestras e encontros entre pacientes, médicos e familiares.






Takeda Pharmaceutical Company Limited 



Referências Bibliográficas
1. Burisch J, et al. The epidemiology of inflammatory bowel disease. Scand J Gastroenterol. 2015;50(8):942-51
2. Crohn’s & Colitis Foundation of America [Internet] The facts about Inflammatory Bowel Disease. [cited 2017 May 03]. Available from: http://www.crohnscolitisfoundation.org/assets/pdfs/updatedibdfactbook.pdf
3. Sands BE. From symptom to diagnosis: clinical distinctions among various forms of intestinal inflammation. Gastroenterology. 2004;126(6):1518-32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados