Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Brasil defende em Genebra prioridade para a ampliação da cobertura de vacinação no mundo


Durante Assembleia Mundial da Saúde, ministro da Saúde destaca importância e a urgência em melhorar os indicadores de vacinação


O Brasil fez um alerta importante na 72ª Assembleia Mundial de Saúde, que acontece em Genebra: é preciso priorizar ações que elevem as coberturas vacinais no mundo. Ao discursar no Plenário da OMS, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enfatizou que a falta de familiaridade com doenças que não circulam facilmente no mundo, aliado ao aumento do número de pessoas viajando, abrem a porta para o retorno de doenças já eliminadas no mundo.

“Os jovens pais e mães de hoje não conhecem a face dolorosa de doenças como poliomielite, rubéola ou sarampo. No atual cenário de intenso fluxo de pessoas, nós, gestores, somos obrigados a nos reinventarmos. É urgente focarmos em ações de integração entre vigilância e atenção em saúde. Ouso dizer que a cobertura vacinal é o caminho que nos une. Assim, o Brasil chama a todos que definam ações de vacinação aos seus países em consonância com as metas globais”.

Mandetta falou em Plenário representando o Grupo Econômico BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Ministro defendeu a realização de ações estratégicas conjuntas para garantir a oferta de vacinas.

"Essa discussão deve envolver necessariamente questões como a transparência de custos e preços, fortalecimento dos sistemas regulatórios que assegurem qualidade, segurança e eficácia e especialmente, investimentos em pesquisa e desenvolvimento que atendam às necessidades de saúde pública, a exemplo de medicamentos com baixa produção global, para doenças transmissíveis e negligenciadas”

Diversos países têm registrado o retorno de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação, como é o caso do sarampo, devido aos baixos indicadores vacinais. O ministro afirmou que o Brasil, junto aos Estados Unidos e a União Europeia, estão preparados para liderarem uma grande campanha mundial a favor da vacina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados