Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

29 de maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla


A esclerose múltipla afeta cerca de 40 mil brasileiros na faixa etária mais ativa da vida - de 20 a 40 anos. Ainda assim, é pouco conhecida entre a população. Justamente por isso, um amplo processo de conscientização vem sendo promovido por entidades médicas como a Academia Brasileira de Neurologia..  

Este ano, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla ocorrerá em 29 de maio. A ABN destaca a relevância de criar laços entre as pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla e as pessoas envolvidas na investigação científica e social sobre a doença. 

A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica autoimune e pode afetar parte do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula). É a doença neurológica crônica mais comum em adultos jovens e acomete mais mulheres do que homens, entre 20 e 40 anos. 

“Dependendo da área afetada, o paciente pode ter alteração da visão, amortecimento ou perda de força em uma parte do corpo, entre outros sintomas. Estes sinais duram mais de 24 horas e nós os denominamos como surto, que são a característica da doença”, destaca a neurologista Mônica Parolin, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). 

A médica pontua que o diagnóstico é de extrema relevância para dar início ao tratamento o mais rápido possível. Atualmente existem vários tipos de tratamento, no entanto, a indicação de qual deles melhor se adequa a determinado paciente depende das especificidades de cada paciente, pois são muitas variáveis e a decisão deve ser tomada entre o neurologista e o enfermo.  

“É preciso lembrar que a maioria dos pacientes possui uma vida normal ou bem próxima disso. É imprescindível conscientização da população e da classe médica para a doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada, principalmente no início”, ressalta a neurologista. 
​​​​​​​
“Hoje as pesquisas são inúmeras e eu falo sempre aos meus pacientes que é expressamente proibido não ter esperança”, conclui, Mônica Parolin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados