Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Acupuntura também trata infertilidade masculina


 No tratamento para fertilidade o fator masculino pede uma atenção especial (Divulgação)
 Tratamento com agulhas maximiza as chances de o casal alcançar a gravidez de forma natural, minimizando os riscos à saúde e os custos envolvidos



Engravidar de maneira natural parece simples, mas muitos casais descobrem o contrário quando decidem ter um filho. A chance de a concepção acontecer naturalmente depende de diversos fatores, mas podemos afirmar que a taxa média de gestação varia entre 20 a 40% a cada ciclo menstrual, e a ausência de gravidez depois de 12 meses de tentativas pode apontar para um diagnóstico de infertilidade conjugal. Endometriose, Síndrome do Ovário Policístico e problemas na ovulação estão entre as causas mais comuns de infertilidade nas mulheres, ao passo que problemas de má formação, na baixa habilidade dos espermatozoides se locomoverem e também a baixa quantidade de espermatozoidessãoas causas de infertilidade masculina.

Os fatores devem ser investigados por um especialista, mas os avanços na área de reprodução humana têm assegurado boas taxas de sucesso para casais que buscam tratamento. Como o embriologista pode manipular o esperma para garantir a fecundação, alguns especialistas em reprodução humana consideram o tratamento de subfertilidade masculina redundante. Para a Dra Aniele Hayashi, primeira especialista em Curitiba no tratamento de acupuntura para fertilidade, o fator masculino pede uma atenção especial.

“Acredito que o objetivo do tratamento seja maximizar as chances de sucesso de cada casal alcançar a gravidez de forma natural, minimizando os riscos à saúde e os custos envolvidos. Portanto acho essencial que o tratamento de subfertilidade masculina não deva ser ignorado, já que pode ser responsável por um pobre desenvolvimento do embrião”, afirma a especialista.

Os diversos benefícios da acupuntura para fertilidade já foi amplamente demonstrado no tratamento das mulheres. Mas a Dra Aniele Hayashi explica que a acupuntura para fertilidade “pode” e “deve” ser feita no homem também. “A acupuntura melhora a qualidade, quantidade e motilidade do esperma, além de melhorar a qualidade geral do sêmen, o que consequentemente aumenta as chances de um embrião saudável e uma implantação mais segura”, afirma. 
Quando fazer?

Para os casais que vão fazer tratamentos com reprodução assistida, como a Fertilização in vitro (FIV) é aconselhável iniciar o tratamento três meses antes, pois o processo de maturação do esperma é de 70 a 90 dias.


Estudos sobre eficácia da acupuntura na fertilidade masculina

A eficácia da acupuntura tem sido comprovada por diversos estudos nacionais e internacionais.  A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizou uma pesquisa com homens que produziam poucos espermatozoides saudáveis, a maioria sem mobilidade ou com formato inadequado.

Os médicos dividiram os homens em dois grupos: em um, o tratamento incluiu o estímulo a pontos do sistema reprodutivo (nenhuma agulha é inserida nos genitais), e no outro, foram aplicadas agulhas em pontos placebos, ou seja, pontos que não são considerados pontos de acupuntura ou não estavam relacionados ao sistema reprodutivo. Dois meses depois, nos homens tratados com acupuntura houve aumento de 25% da produção espermática e correção da morfologia dos espermatozoides, o que melhora a capacidade de fecundação dos óvulos.

Outro estudo, publicado na revista científica Fertility and Sterility, conduzido em um grupo de estudo de 28 homens, todos diagnosticados com infertilidade sem causa aparente obteve resultados surpreendentes.

O grupo de estudo recebeu acupuntura duas vezes por semana por um período de 5 semanas, o grupo controle não recebeu qualquer tratamento. As amostras de sêmen foram obtidas após um período de 3 dias de abstinência sexual, uma amostra antes do início do tratamento de acupuntura e uma amostra após o último tratamento.

Após 10 sessões de acupuntura, o percentual médio de espermatozoides saudáveis tinha aumentado mais de 4 vezes, foram observadas alterações significativas na estrutura e qualidade do esperma no grupo que recebeu tratamento de acupuntura, o percentual médio das formas normais de acrossoma aumentou 16% e a motilidade média no grupo acupuntura aumentou de 44,5% para 50%.

“Apesar de haver uma diferença significativa nos resultados, a conclusão é que a acupuntura tem um efeito positivo no tratamento de infertilidade masculina”, pontua a Dra Aniele Hayashi.





Dra Aniele Hayashi
(Crefito 35248-F)
www.acupunturaparaengravidar.com.br
Endereço: Av. Sete de Setembro, 6481 – Seminário, Curitiba (PR)
WhatsApp: (41) 99654-5810
Instagram: @acupunturaparaengravidar
https://www.facebook.com/Acupuntura-para-engravidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados