Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

Renan Batista Silva explica como dizer que você foi demitido numa entrevista de emprego



Qual é a melhor estratégia para recomeçar sua carreira



A procura de emprego pode ser brutal; só conseguir essa primeira entrevista parece um enorme obstáculo, mesmo que seu currículo seja hermético diz o especialista Renan Batista Silva. E se não for? Bem, é assim que você explica um trabalho passado que termina mal para um possível empregador.

A Fast Company publicou recentemente sobre como explicar uma lacuna no currículo, mas uma lacuna não significa necessariamente que você foi demitido. Você poderia ter tirado uma folga por várias razões, desde a saúde até a família, até mesmo buscando uma linha diferente de trabalho. Nos meus vinte e poucos anos, trabalhei na administração, depois comecei a trabalhar em restaurantes. Quando eu queria voltar ao trabalho de escritório, havia muito tempo para explicar.

Mas também há lacunas que estão relacionadas a serem demitidas, e essas são mais difíceis de explicar. Isso significa que você deve preparar sua resposta com antecedência, de acordo com a entrevista da Fast Company com Michele Mavi, diretora de recrutamento interno, treinamento e conteúdo da agência de empregos Atrium:

“Você deve estar preparado para falar sobre isso. Se um entrevistador sentir relutância ou evitação ao responder perguntas sobre lacunas, isso criará desconfiança e distância, o que funcionará contra você. Isso não significa que você precise entrar em todos os detalhes.

Em um email com o Lifehacker, Jonathan Soormaghen, fundador da Resume Advisor , compartilhou algumas dicas adicionais sobre como navegar nesta conversa.

Você não precisa falar disso

Você deve estar preparado, mas isso não significa que você tenha que iniciar a conversa. Você pode estar tão ansioso com a pergunta, que se apressa em responder antes de perguntar. Lembre-se, você não precisa explicar que foi demitido para alguém que nunca perguntou. No entanto, Soormaghen adverte que existem alguns trabalhos em que eles são obrigados a investigar você formalmente:

Eles assumirão que você simplesmente se mudou, especialmente se não houver nenhuma lacuna entre os trabalhos. No entanto, se você sabe que eles vão realizar uma verificação de antecedentes e falar com suas referências, então seria melhor explicar que você foi dispensado.

Calcule a situação - se você quiser fazer isso sozinho, faça isso depois de ter tido a chance de falar sobre suas outras posições bem-sucedidas. Deixe-os conhecê-lo um pouco antes de derramar todo o chá.
Dê uma olhada positiva na situação

Há razões para ser demitido que não estão ligados a ser um empregado terrível e terrível. Soormaghen sugere dizer que um trabalho do qual você foi demitido “não era o ajuste certo para seus objetivos de carreira de longo prazo”, ou algo neutro.

Considere algumas outras maneiras de explicar o que aconteceu que não se detenham no negativo, e não se esqueça de terminar com uma nota boa, mencionando que "você estava grato pela oportunidade que eles lhe deram".
Não atribua culpa

A positividade é imperativa; a maioria das pessoas foi demitida em algum momento de sua vida, então pode não ser um problema para o trabalho que você está tentando conseguir diz Renan Batista Silva. Falar muito sobre o seu ex-empregador, no entanto, provavelmente é um problema, de acordo com Soormaghen:

Evite dizer qualquer coisa negativa sobre alguém. Isso mostrará seu profissionalismo e compostura. Além disso, você nunca sabe com quem eles podem se comunicar ou saber do passado.

E você também não precisa denegrir seu próprio trabalho passado por meio de explicações. Talvez tenha sido totalmente sua culpa, mas não há razão para anunciar isso. Se há uma maneira de discutir seus fracassos sem falar sobre o quão ruim você era no seu trabalho (e esperamos que não seja mais), use essa linguagem. Aqui estão alguns scripts da Soormaghen:

Tente associar quaisquer falhas com explicações de grande figura. Por exemplo, “ o projeto não foi concluído dentro do orçamento e dos cronogramas ”, ao contrário de “ não consegui concluir as entregas do meu projeto ”.

Talvez você não consiga pensar em uma maneira de colocar um tempo em que você foi demitido em uma boa luz. Soormaghen ainda hesita em dizer às pessoas para mentirem - embora ele diga mais ou menos que você pode não ser pego se fizer isso:

Em geral, mentir nunca é encorajado. Se eles decidirem verificar as referências, provavelmente será revelado que você foi demitido. No entanto, na maioria dos casos, eles não vão verificar mais do que os seus dois trabalhos mais recentes. E dada a longevidade - com base no tamanho da empresa da qual você foi demitido, é possível que seu chefe / gerente / etc. já saiu ou mudou-se. Portanto, para posições que durem mais de 5 anos, é difícil verificar e há mais espaço para ser tolerante com sua resposta.

Mas se você for contratado e seu chefe descobrir que você foi desonesto, provavelmente será outro incitamento que você terá que explicar na próxima entrevista. Honestidade é sempre a melhor política.
Tenha confiança em si mesmo

Claro, você foi demitido uma vez. Esse não é o fim da história. Os empregadores querem saber como você aprende com o passado e melhora. Soormaghen diz que não vá para a entrevista preocupado com o passado:

Seja honesto, confiante e mantenha a compostura que fará com que o entrevistador desconsidere uma demissão anterior. Concentre-se nos aspectos positivos desse papel e do futuro.

Renan Batista Silva avisa: ser demitido não precisa ser uma sentença de prisão perpétua; é apenas um pontinho em sua história de carreira a longo prazo.



3 comentários:

Posts mais acessados