Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de março de 2019

Mês da Mulher: conheça mulheres que fazem a diferença em que atuam


Março é mundialmente conhecido como o Mês Internacional da Mulher, período que destaca  as lutas femininas em prol dos seus direitos, à celebração das grandes vitórias alcançadas, bem como evidencia exemplos de mulheres que protagonizam verdadeiras revoluções  nas esferas em que atuam,.  No campo da sustentabilidade e do meio ambiente, existem inúmeras histórias inspiradoras de mulheres que tomaram a frente de grandes ações, agregando valor e contribuindo para a construção de um futuro melhor.

Iniciativas de educação ambiental para escolas públicas, de desenvolvimento social de crianças e até mesmo a conscientização de voluntários de ONGs de castração de animais estão entre os projetos realizados por algumas dessas mulheres. Essas líderes comunitárias incentivam as pessoas de suas cidades a fazerem a reciclagem de esponjas e outros materiais de difícil reciclabilidade e ainda revertem recursos para organizações não governamentais e escolas públicas.

As esponjas coletadas são enviadas gratuitamente para reciclagem por meio do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, realizado em parceria com a TerraCycle. Essa é a única iniciativa no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas, iniciativa que já desviou mais de 1 milhão de unidades desse resíduo de lixões e aterros sanitários. Além da reciclagem, o programa também permite que os consumidores apoiem uma causa social, uma vez que a cada esponja enviada para a reciclagem é convertida em doação financeira para uma escola pública ou organização sem fins lucrativos escolhida pelos participantes.

Entre as mulheres que se mobilizaram e criaram verdadeiras redes de pessoas engajadas nesse propósito, estão as amigas Grasiela Scudiero e Carina Gambin, da cidade de Antônio Prado, interior do Rio Grande do Sul. A dupla iniciou a divulgação da coleta de materiais para reciclagem em 2012 e conseguiu uma sala, cedida pela Prefeitura Municipal, onde a separação e encaminhamento dos resíduos é feita semanalmente com a ajuda de voluntários. As doações arrecadadas são destinadas a duas instituições do município, a APAE, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais e a PATRE, Prevenção e Apoio ao Toxicômano Reviver. As amigas são movidas por um desejo genuíno de fazer a diferença e isso se expressa diretamente no seu trabalho. Grasiela comenta: “Eu quero ser a mudança que quero ver no mundo. Quero influenciar positivamente a sociedade que me cerca e despertá-la para a preservação do meio ambiente”, Carina complementa: “O mundo depois de mim precisa ser melhor, pois eu estive nele, plantei ideias e sementes e espero que estas sementes deem frutos, pois quero fazer a diferença na questão ambiental.” 

Também na região Sul, na cidade de Curitiba, no Paraná, Mara Lau, gestora do departamento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONG Irmandade Betânia desenvolve um trabalho fascinante com crianças e adolescentes. A organização realiza ações sociais e educacionais, para promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos. Foi Mara quem idealizou, de maneira lúdica, a campanha de reciclagem de esponjas na instituição. Mara conta que, periodicamente, acontecem motivações da coleta, por meio de bilhetes nas agendas escolares, cartazes nos murais da organização, posts em redes sociais e visitas da personagem “Dona Esponjinha”, que conversa com as crianças e colaboradores sobre a relevância de destinar corretamente as esponjas utilizadas, que serão devidamente recicladas, evitando danos ao meio ambiente. ”A gente recebe muitos relatos de pais sobre a insistência das crianças em levar as esponjas usadas para a escola, que  ‘viajarão’ até São Paulo para serem transformadas em algo que não prejudica a natureza." comenta Mara. As doações são revertidas para a própria ONG e possibilitam o desenvolvimento de cada vez mais ações em prol das crianças, adolescentes e adultos atendidos.

Enquanto essas ações ocorrem no Sul, em Salvador, na Bahia, Laíze Lantier fundou o movimento PEACE (Paz, Educação Ambiental e Consciência Ecológica). O PEACE é uma organização de fomento educacional e ativismo intergeracional para promoção da paz, da sustentabilidade e da justiça social. Realiza ações de educação ambiental para escolas públicas, órgãos públicos municipais, estaduais, federais e empresas. Laíze é a responsável por coordenar a coleta de esponjas no PEACE. As doações resultantes dos envios, são direcionadas para os treinamentos de expansão dos postos de coleta nas escolas, capacitação dos servidores e dos alunos envolvidos, monitoramento da coleta e postagem, divulgação da campanha e do trabalho nas escolas participantes, incentivo de gincanas e concursos, ações sociais e educacionais com catadores de materiais recicláveis e ações socioambientais das mais variadas. A ação mais recente do grupo foi a de limpeza das praias Itapuã, Piatã e Jaguaribe, em Salvador, feita no dia 17 de fevereiro. Laíze coloca: "A nossa proposta é a gestão lixo zero com inclusão. Quando nos educamos ambientalmente, passamos a fazer novas escolhas por produtos de empresas que apoiam e possuem a responsabilidade no cumprimento das leis ambientais da logística reversa.”

Além de todos esses projetos que promovem ações educacionais e ambientais, existem ainda, iniciativas em prol dos animais. Camila Matte, professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da reciclagem, arrecada doações para ONGs que atuam na castração de animais. Camila iniciou a coleta com os alunos para reverter as doações para a escola em que trabalha, no entanto, também engajou equipes que trabalham em ONGs de castração de animais, que fazem campanhas e disseminam a coleta de esponjas. Camila aponta: "No início era muito difícil. As pessoas não tinham conhecimento de como “uma simples esponja de lavar louça” poderia ser reciclada e revertida em benefícios. Mas hoje a consciência ambiental aumentou e conseguimos uma divulgação bacana pelas redes sociais. Nós instalamos muitas caixas de coleta pelas clínicas veterinárias. E o mais legal é que recebo ligações de pessoas querendo ajudar, doando as esponjas para que elas tragam doações para as castrações em animais."

Essas são apenas algumas das incontáveis histórias de mulheres que são verdadeiras protagonistas da transformação social e ambiental que está acontecendo atualmente. Ações como essas não devem ser lembradas e celebradas somente uma vez ao ano. Este trabalho é feito dia após dia e os resultados são colhidos dia após dia. Seja você também a diferença que quer ver no mundo.





 TerraCycle


3M


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados